Categorias
a group of cubes that are on a table

O uso da tecnologia 3D e da Inteligência Artificial para ganho de produtividade na gestão de obras.

A indústria da construção tem feito evoluções vagarosas, mas constantes. Novas tecnologias como BIM (Building Information Modelling); DT (Digital Twin); AI (Artificial Intelligence) e IoT (Internet of Things), aplicadas à gestão da construção, podem incrementar eficiência, produtividade, segurança e precisão nos ambientes de trabalho. A tão falada revolução industrial 4.0, ou ainda indústria 4.0, pode ser a estrutura basilar dos sistemas de produção, tecnologias computacionais e modelagens tridimensionais. Os dados gerados por estas tecnologias podem ser utilizados para gerar formas inovadoras de modelos estruturais e arquitetônicos; redução de riscos e custos operacionais; aumento da velocidade na construção e melhorar o tempo de retorno do investimento (payback).

Opções de aplicação do AI na indústria da construção 4.0.

É sabido pelos gestores de projetos da tradicional construção civil brasileira que um dos maiores problemas deste setor é a mensuração de um indicador específico: a produtividade da mão-de-obra. Outras áreas da engenharia (software, petróleo e gás, produção, dentre tantas outras) evoluíram exponencialmente com o advento de novas tecnologias, mas a evolução na construção permaneceu praticamente inalterável.

Enquanto gestores preveem quantas horas de trabalho um funcionário gasta em média em uma atividade, estes não tem a mesma mensuração de quanto trabalho é de fato realizado, ou ainda se este trabalho está sendo realizado de forma correta. O resultado é frustrante: uma grande disparidade entre o planejamento e a execução das atividades.

Consequentemente, vemos alterações durante a execução do escopo, no plano de trabalho, no planejamento ou outros artifícios para solucionar a dificuldade de monitorar e controlar o projeto. Em suma: não podemos melhorar a produtividade se não conseguimos mensurar ela.

O pulo do gato

Entretanto, nem tudo está perdido. Algumas soluções vêm sendo apresentadas no mercado para solucionar este gargalo: os veículos aéreos não tripulados (VANTs). Com boa estabilidade e relativamente fácil operação, os drones podem auxiliar na análise da evolução da construção de uma construção, seja ela uma edificação, uma barragem, estradas, obras industriais e qualquer grande empreendimento que necessite de uma visão macro dos processos durante a sua fase e execução e consequente monitoramento da produtividade da equipe e qualidade da entrega do produto.

Drones auxiliam na inspeção da condição das construções, reduzindo custos, identificando falhas, e coletando dados para uso futuro.

Para os construtores que já utilizam esta ferramenta, os dados extraídos de levantamentos de drones fornecem uma fácil integração entre o projeto e rastreamento com precisão do progresso no canteiro de obras com pouco ou quase nenhum atraso de informações. Isto permite que as construtoras possam operar de forma mais eficiente o seu tempo e recursos enquanto minimizam potenciais questões.

A inspeção no canteiro com o uso de drones pode ser uma poderosa ferramenta, sendo que um piloto experiente facilmente identifica problemas técnicos, além de garantir em igual precisão que os objetivos do projeto estão seguindo o planejado. Os drones também podem acessar locais considerados perigosos para uma inspeção humana; podem auxiliar na criação de modelagens tridimensionais e garantem a observação de áreas de cobertura inacessíveis, tudo isso com alta resolução e eficiência.

Desta forma, as capacidades de um drone permitem redução de custos, tempo, risco e trabalho, o que garante a engenheiros, empresários, investidores e clientes mais confiança e certeza na execução de um projeto de construção.

Postagens Relacionadas