Diante do sucesso da primeira edição do curso “Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Novos Negócios”, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) abriu as inscrições para a segunda turma da pós-graduação no período de 13 a 23 de setembro.
Para continuar fornecendo conhecimento aos profissionais das diversas áreas do Sistema Confea/Crea, o curso de especialização é realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
Iniciada em 2019, a pós-graduação lato sensu foi classificada pelos participantes como inovativa e indutora de ações empreendedoras. Em 2021 formaram-se 1.280 profissionais do Sistema Confea/Crea, os quais apresentaram cerca de 217 startups.
O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destaca a relevância dessa oferta: “O curso capacita os profissionais para o mercado de trabalho atual, que exige pessoas cada vez mais especializadas, empreendedoras e em sintonia com os avanços tecnológicos. A pós-graduação cumpre este papel e contribui para formar engenheiros cada vez mais qualificados”.
Na mesma linha, o diretor de valorização profissional do Conselho, Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, ressalta que os conteúdos do curso foram trazidos por consultores da indústria 4.0 e compartilhados com as Universidades parceiras, que, por sua vez, repassarão aos alunos e profissionais do Sistema.
Professor titular e presidente da Univesp, Eng. Rodolfo Jardim de Azevedo destaca o caráter multidisciplinar do curso: “Os alunos terão a oportunidade de integração entre as múltiplas especialidades da engenharia, além de adquirir conhecimento em novas tecnologias. Com essa especialização, eles poderão qualificar, empreender, e dessa forma, contribuir para a implementação de soluções em diversas áreas”.
As aulas acontecerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e complementadas por lives proporcionadas por especialistas e professores para enriquecer o conteúdo e esclarecer eventuais dúvidas.
Os módulos abordam temas como metodologia científica; gestão de projetos, equipes e metas na era da transformação digital; tecnologias, com um mergulho nas novas tendências, com parceria do Laboratório Global de Pesquisas da IBM; inovação tecnológica; empreendedorismo; e projeto integrador.
Serão oferecidas 4.000 vagas para o curso de especialização. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de setembro e as aulas têm início em 11 de outubro.
A pós-graduação é parte do programa Crea Capacita, idealizado pelo Conselho para proporcionar cursos de qualidade com valores acessíveis, contribuindo para a capacitação dos profissionais registrados.