Categorias
Pixels

10 profissões do futuro que você precisa conhecer agora

Quais são as carreiras que estão em risco?

Acredito que você deva ter se perguntado até onde deve aprender, o que aprender ou qual será o futuro da área que escolheu ou escolherá trabalhar. Afinal, mais do que nunca estamos na Era de grandes movimentações tecnológicas. Assim, que revolução é essa e quando ocorreram essas mudanças?

Fonte: Autora

Como podemos ver na linha do tempo da figura acima, estamos em constante movimentação de descobertas de tecnologias aprimoradas, com objetivo de tornar as demandas cada vez mais escaláveis. Sendo assim, em 2018 o relatório do fórum econômico Mundial, apoiador dos aspectos positivos da 4° Revolução Industrial, ressalta a Inteligência Artificial como um dos quatro fatores de mudança do trabalho

E agora, quais as profissões que mais correm riscos?

Como podemos ver na linha do tempo da figura acima, estamos em constante movimentação de descobertas de tecnologias aprimoradas, com objetivo de tornar as demandas cada vez mais escaláveis. Sendo assim, em 2018 o relatório do fórum econômico Mundial, apoiador dos aspectos positivos da 4° Revolução Industrial, ressalta a Inteligência Artificial como um dos quatro fatores de mudança do trabalho.

Importante comentarmos que as profissões ao longo dos anos foram mudando, e não poderia ser diferente nos tempos atuais. Com as novas gerações, chamadas de Millenials, que já nascem com o DNA digital, possuindo características que contribuem ainda mais para o avanço dessa evolução atual.

Fonte: Autora

Contudo, as gerações passadas precisam se adaptar com as revoluções e necessitam às vezes de mais tempo de treinamento para assimilar as mudanças constantes. Por isso, nesse momento mais do que nunca é importante que essas novas profissões passem pelos critérios da Ética, para assim assegurar que estamos usando de dados para diminuir as contratações ou extinguir algumas profissões tendo o menor impacto possível nesses profissionais.  

E quais serão as profissões do futuro? 

Primeiramente, o que podemos falar sobre as profissões do futuro? Podemos definir futuras carreiras são uma necessidade social voltadas as rápidas mudanças globais, onde essas serão valorizadas nos próximos anos.

Assim, como podem observar na lista abaixo, extraída por uma das mais faladas inteligência artificial do momento, o ChatGPT. Entendemos que o progresso das áreas envolve sáude, tecnológica, Meio Ambiente entre outros setores baseadas nos avanços técnologicos

Portanto, em algum momento, sabemos que precisaremos iniciar as alterações nos nossos ofícios com a intenção de atender as exigências do futuro das profissões. Como mencionado no inicio desse artigo, foram várias as eras de evolução e tecnologia ao longo dos anos precisou gerar valor as grandes adaptações. E consequentemente, as mudanças nas ações comportamentais individuais e organizacionais.

 E você, se sente preparado para entrar na nova era do futuro das profissões?

“A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.”

Stephen Covey

Postagens Relacionadas