Categorias

Saúde na Engenharia: NR 17 e apoio ergonômico para pés

Saúde na engenharia é um tema pouquíssimo explorado nos dias atuais e com isso, nós engenheiros sofremos com a falta de informação. Por isso, elaboramos esse texto com aspectos relacionados a NR 17 e apoio ergonômico.

Basicamente, ao trabalharmos, não nos preocupamos com a nossa saúde. Nesse ponto, você deve estar confuso, mas vamos te explicar.

Com o crescimento da era digital, principalmente com a pandemia da COVI-19, aumentou-se exponencialmente o número de profissionais trabalhando home office em suas casas.

Consequentemente, começam a surgir os problemas relacionados a saúde e é aí que entra a Norma Regulamentadora n° 17 (NR 17).

Norma Regulamentadora(NR 17)  para a garantia da saúde

Antes de mais anda, a norma regulamentadora 17 está relacionada a ERGONOMIA e visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, ou seja, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Histórico de doenças

Não é dificil encontrarmos alguém que teve problemas de saúde devido a má postura ao trabalho. São inúmeras as doenças que se desenvolvem devido a isso.

Para Achour Júnior (1996):

O encurtamento e/ou enfraquecimento de importantes grupos musculares da região dorsal, favorecido pela postura estática e pela falta de atividade física pode, em longo prazo, proporcionar uma somatória de efeitos negativos até o surgimento de problemas mais graves. As más posturas são mais prejudiciais na vida diária de pessoas pouco ativas, como também em profissões que raramente exigem do trabalhador esforço físicas.

Outros fatores que se desenvolvem com frequência são:

  • L.E.R. – Lesões por Esforço Repetitivo – síndrome constituída por várias doenças, dentre elas: tendinite, tenossinovite, bursite, síndrome do túnel do carpo, dedoem gatilho, mialgias, entre outras que afetam músculos, nervos e tendões, e são causadas por esforços repetidos, postura inadequada, estresse, entre outros motivos.
  • D.O.R.T. – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho – ou síndrome dos movimentos repetitivos. As semelhanças entre LER e DORT, resultou na associação das terminologias. Problemas cardiovasculares e em articulares, lombalgia e dores no quadril.

O apoio Ergonômico

Assim, um dos itens que pode aliviar a tensão e te ajudar a ter mais conforto no seu ambiente de trabalho é o apoio ergonômico para os pés que tem a finalidade de corrigir a postura ao sentar.

Os benefícios do apoio ergonômico

  1. Alinhamento de coluna e melhor conforto no trabalho sentado;
  2. Cria um ponto de equilíbrio entre os pés e o encosto da cadeira, aumentando assim o controle sobre a lombar;
  3. Facilita a circulação sanguínea nas pernas, desobstruindo as veias femorais. Ajuda na prevenção varizes, inchaço, formigamento e desconforto na musculatura das pernas;

Conheça os tipos de Apoios Ergonômicos

Contudo, o apoio ergonômico tem que seguir as recomendações da NR 17, bem como as legislações do INMETRO. Conheça alguns desses apoios

Souza & Cia, 3704, BLACK PIANO, Padrão

Apoio de Pé, Multivisão, Apoio-ABS-Novo-PR, Preto, 19.5x23x52.5 cm

Apoio para os Pés com Inclinação Ajustável, Preto 850/852 – Acrinil

Descanso para pés StarTech.com – 45,72 cm x 35,56 cm

Apoio para os Pés com Regulagem de Altura e Inclinação com Balanço 1.013 – Air Micro

Produtos pesquisados na Amazon, no período de 18/01/2020 a 25/01/2020.

 

Postagens Relacionadas