Categorias

Stellantis e SENAI Implantam Projeto de Conversão Elétrica para Mobilidade Sustentável e Acessível

A busca por soluções de mobilidade mais sustentáveis e acessíveis ganha força com a parceria entre a Stellantis, líder do setor, e o SENAI A3 da Rota 2030. Em conjunto com as empresas Weg e FuelTech, ambas desenvolvem um projeto de retrofit elétrico para conversão de veículos comerciais leves novos e usados.

A proposta é oferecer solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica, garantindo segurança, durabilidade e homologação.

Mobilidade Sustentável e Acessível com a Stellantis

A Stellantis, líder do setor, dá mais um passo em direção ao avanço do seu plano estratégico Dare Forward 2030, que acelera e fortalece a estratégia de descarbonização do grupo, com a meta de tornar-se carbono neutra até 2038. Em parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030 e as empresas Weg e FuelTech, a Stellantis desenvolve um projeto de conversão elétrica para veículos comerciais leves novos e usados.

Retrofit Elétrico para Conversão

A proposta é oferecer solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica, garantindo segurança, durabilidade e homologação. O processo de conversão começou em 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Os testes desses carros serão feitos em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos.

Articulando Competências da Stellantis

O projeto de retrofit elétrico articula várias áreas de competência da Stellantis. Tem forte relação com a SUSTAINera, cujo foco é oferecer aos clientes opção de manutenção dos veículos com menor custo, por meio de linha de peças remanufaturadas. O SUSTAINera faz parte da Unidade de Negócios de Economia Circular da Stellantis, cujos principais objetivos são prolongar a vida útil dos veículos e peças, garantindo sua maior durabilidade.

Outros dois programas que se articulam com o projeto são o programa de intraempreendedorismo Stellantis Venture Lab e a unidade de negócios global do e-Mobility, que impulsiona o ecossistema de mobilidade elétrico para dar suporte aos usuários dos veículos eletrificados. Assim, o e-Mobility aumenta a acessibilidade dos veículos elétricos no País, em alinhamento às soluções globais voltadas para a mobilidade elétrica e sustentável.

A Stellantis também se uniu à Qinomic, empresa de alta tecnologia, na Europa, para atender à necessidade dos clientes de ampliar a vida útil de seus veículos e continuar as atividades comerciais enquanto acessam zonas de baixas emissões (LEZ) nas cidades.

Com o projeto de retrofit elétrico, a Stellantis oferece soluções de produtos e serviços sustentáveis e acessíveis. Veículos elétricos com acessibilidade e qualidade estarão disponíveis para clientes B2B a partir de abril. A conclusão bem-sucedida deste desenvolvimento conjunto em 2023 e o feedback positivo dos clientes sobre o desempenho dos carros de demonstração levarão à implementação e comercialização a partir de 2024, primeiro na França e depois em toda a Europa.

Postagens Relacionadas