Categorias

Você já ouviu falar em ouro negro?

Você já ouviu falar em ouro negro? Após os ciclos econômicos do pau-brasil, ouro, cana de açúcar e café, atualmente o Brasil vive o ciclo econômico do petróleo, sendo apelidado de ouro negro, assim como o café recebeu o apelido de ouro verde.

Em 2020 as receitas advindas do setor offshore contribuíram com cerca de 0,9% do PIB brasileiro. Já em 2022 o setor contribuiu com 1,8% e em 2023 deve passar a contribuir com 3% do PIB brasileiro. Além disso, a previsão é que até 2030 a produção de petróleo aumente entre 70% e 80%.

sunset
Photo by Zbynek Burival

A Petrobras, empresa estatal brasileira, já ganhou 4 vezes o prêmio Distinguished Achievement Award for Companies, conhecido como o Oscar da indústria mundial de óleo e gás.

Considerando a relevância que o petróleo tem para a economia brasileira e para a matriz energética mundial, este artigo tem como objetivo revelar algumas curiosidades sobre as reservas nacionais de óleo e gás.

Sendo assim, através de uma série de perguntas e repostas você vai saber um pouco mais sobre esse assunto. Vamos nessa?

Atualmente, qual posição o Brasil ocupa no raking mundial de países produtores de petróleo? 9ª posição

Ranking dos maiores produtores de petróleo do mundo. Fonte: Site do IBP

1 – Qual o nome das principais bacias petrolíferas do Brasil?

Bacia de Campos, Bacia de Santos, Bacia do Espírito Santo e Bacia de Pelotas

2 – Qual a maior delas?

Bacia de Santos. A Bacia de Santos tem 350 mil quilômetros quadrados (km²) de área, mais que o triplo da Bacia de Campos (cerca de 100 mil km²).

3 – Qual o maior campo de águas profundas do mundo?

Campo de Búzios. Para ilustrar o tamanho do Campo de Búzios, vale a pena citar o comparativo abaixo.

“O campo de Búzios nasceu para ser estrela. Concentra o maior volume de óleo e gás em águas profundas do mundo. Para ter uma noção da área, imagine a Baía de Guanabara – e duplique, com alguns quilômetros ainda faltando. São 852 km², o suficiente para abrigar 115 mil campos de futebol. Haja campeonatos para tudo isso. E da cidade maravilhosa também sai a referência para nos situarmos sobre a espessura do reservatório: de até 480 metros, bem similar à altura do famoso Pão de Açúcar. ” 

https://nossaenergia.petrobras.com.br/energia/5-curiosidades-sobre-o-maior-campo-em-aguas-profundas-do-mundo/#:~:text=O%20campo%20de%20B%C3%BAzios%20nasceu,115%20mil%20campos%20de%20futebol.

4 – Qual o significado da palavra offshore?

Offshore é uma palavra que vem do inglês e significa “afastado da costa”. É usada para se referir às atividades de extração de petróleo e gás a partir das reservas localizadas no mar.

5 – O que é o grau API?

Grau API é uma escala criada pela American Petroleum Institute para medir a densidade do óleo. A relação entre o grau API e a densidade do petróleo é inversamente proporcional, dessa forma quanto maior o grau API, menor a densidade do óleo e de maior qualidade ele é.

6 – O que significa a unidade de medida BOE?

Barril de óleo equivalente. Um BOE é a energia equivalente a cerca de 1,7 megawatts de eletricidade e equivalente também à energia de 5.800 metros cúbicos de gás natural.

Essa unidade de energia é utilizada para a comparação de diferentes formas de reservas de combustível, permitindo que uma empresa que tem tanto petróleo como gás dê um valor único para as suas reservas de combustível inteiras.

7 – Quais são os tipos de plataforma de extração de petróleo e gás?

Fixa, Autoelevável, Semissubmersível, FPSO, FPSO Monocoluna, TLWP, Navio Sonda

8 – O que é o pré-sal?

De maneira geral, há 3 classificações para as camadas de rocha localizadas abaixo do oceano são elas: o pré-sal, sal e pós-sal. No contexto do offshore brasileiro, pré-sal é a famosa camada onde está localizada as mais profundas reservas de petróleo e gás natural.

O óleo extraído do pré-sal é mais leve que o extraído nos demais campos do país, sendo, portanto de excelente qualidade e apresentando alto valor comercial.

Imagem das camadas abaixo do oceano
Quais inovações tecnológicas receberam o “Oscar” da indústria do óleo e gás?
  • 1992 -> Sistemas de Produção para Águas Profundas – Marlim
  • 2001 -> Avanço nas Tecnologias para Águas Profundas – Roncador
  • 2015 -> Prêmio pelo conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada Pré-Sal
  • 2021 -> Prêmio pelo conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção em Búzios o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo

Para saber mais sobre as tecnologias renderam o prêmio Distinguished Achievement Award for Companies vale a pena visitar a página Tecnologias premiadas do Pré-Sal.

Além dessas, há muitas outras curiosidades sobre o nosso ouro negro. Continue acompanhando nossa página para saber um pouco mais sobre nossas reservas de petróleo e suas tecnologias de exploração.

Postagens Relacionadas