Categorias
Engenheiro civil analisando a planta de um edifício - Construção Civil 2020

Você sabe quais as ameaças para o seu desenvolvimento profissional?

Antes de irmos para a nossa última etapa do Mapa de Soft Skills, precisamos que você realmente entenda a importância do tema. Você que ainda pode estar em dúvida sobre a importância das Soft Skills para a sua vida, não deixe de ler esse texto.

Desenvolvimento profissional – Removendo os arquétipos de nossas mentes

Sabe o que pode limitar o seu desenvolvimento? Acreditar que alguns conhecimentos são limitados a determinados tipos de pessoas, carreiras e etc.

Você já ouviu falar em arquétipo? Trata-se de um modelo mental de algo que já faz parte do nosso inconsciente. O que vem em mente quando você pensa em um cachorro? Geralmente, pensamos ser o melhor amigo do homem, um animal fiel e companheiro.

“Mas o que isso tem a ver com Soft Skills? ”. Existem alguns mitos relacionados a essas habilidades. Vamos falar sobre a comunicação: Se você não vende nenhum produto, não apresenta projetos, não tem equipe, não passa por processos seletivos, você não precisa ser um bom comunicador, certo?

Errado!

Você sabe a importância da comunicação?

Por favor, responda-me algumas perguntas. Você se comunica muito no seu dia a dia? Você sabia que existem dois tipos de comunicação: a verbal e a não verbal?

desenvolvimento profissional

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, comprovou que apenas 7% da nossa comunicação é o que falamos. Imagino que deva estar se perguntando: “ Mas e os outros 93%? ”. A nossa comunicação não verbal, ou seja, como nos comportamos enquanto não estamos falando, representam 55% dessa pesquisa. Por fim, 38% representa a maneira como falamos, ou seja, voz, velocidade, entre outros.

Agora, caso você tenha respondido que não se comunica muito no seu dia a dia, ainda tem a mesma opinião? Você se comunica 100% do seu tempo. Pois, quando você fala você se comunica e quando você não fala, também!

Quais os benefícios que uma boa comunicação pode te trazer?

Já ouviu falar sobre primeira impressão? Já dizia o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Sei que ela pode ter muitos significados, pode ir desde a impressão visual até a impressão após uma conversa, apresentação. Passar por esse momento de maneira positiva, pode te destacar. Mas ainda não é suficiente.

desenvolvimento profissional

O fato da vida é que estamos constantemente gerando “impressões” em pessoas que convivemos. Seja durante uma reunião, uma visita, em uma dinâmica, em uma entrevista, com pessoas de sua equipe, de outras equipes, com gestores, com subordinados, na rua, no supermercado, na faculdade. Enfim, o tempo todo!

Trouxemos um exemplo, que é a comunicação, mas por vezes criamos esteriótipos sobre todos as demais Soft Skills. “Não preciso de liderança, pois não tenho equipe”. “Não preciso saber negociar, pois não sou advogado, não sou vendedor”. “Não preciso trabalhar em equipe, pois o meu trabalho não depende de ninguém”. Será mesmo?

Será mesmo que você não precisa de nada disso?

Postagens Relacionadas