Categorias

À procura do primeiro estágio

O estágio em engenharia, assim como em qualquer outra área, é essencial para o desenvolvimento profissional (e pessoal) de cada estudante de graduação. O estágio é a primeira oportunidade de vivenciar a engenharia e entender como aqueles conhecimentos adquiridos na universidade podem ser aplicados no dia a dia.
A busca por um estágio pode partir do desejo do próprio estudante que resolveu adquirir experiência (ou receber um salário), pode ser por exigência da instituição de ensino ou, inesperadamente, porque surgiu uma oportunidade irrecusável (essa última é mais difícil de acontecer). Independe de qual motivo os levem a um estágio, é imprescindível que todos os estudantes de engenharia passem por essa etapa na sua formação.

O convívio e trabalho com profissionais experientes irá trazer, sem dúvida, o desenvolvimento de habilidades profissionais e conhecimentos que não são adquiridos na sala de aula. Além disso, esse primeiro contato com a engenharia motiva e impulsiona os futuros profissionais de engenharia.
 

:: BDE VAGAS ::
CLIQUE AQUI E ENCONTRE OPORTUNIDADES PARA TODAS AS ENGENHARIAS, EM TODO O BRASIL


 
Ao conseguir um estágio, o estagiário passa a assumir responsabilidades e deveres. O primeiro estágio é sempre difícil no início, é algo novo para o estudante, surgem medos e dúvidas. Não hesite em perguntar. Se dedique: faça suas atividades com qualidade e sempre esteja disposto a ajudar. Se destaque: é importante o estagiário se destacar no grupo por alguma qualidade (eficiência, dedicação, disponibilidade, qualidade do trabalho, carisma etc.). Aprenda: aproveite para aprender o máximo possível. Contribua: Ajude à empresa nos seus objetivos e sempre esteja disponível a ensinar também. E o mais importante para o crescimento do estagiário é aproveitar as oportunidades, nunca deixe aquele oportunidade de crescimento escapar das duas mãos.

Mas não só de deveres vive o estagiário, há regras para a contratação e que foram decretadas através da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Nela se estabelece a carga horária de trabalho, o direito a férias e remuneração. Quem quiser mais informações sobre a lei, o Ministério do Trabalho e Emprego preparou a Nova Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio.
Apesar de, o estágio beneficiar estudantes, empresas e universidades, nota-se que não é fácil encontrar um estágio que se adeque aos desejos e possibilidades dos estudantes. Para isso, seguem algumas dicas na hora de procurar e se candidatar a uma vaga.
Como conseguir um estágio:
Existem inúmeras maneiras de se conseguir um estágio: mandando currículo, recomendação de amigos e parentes, buscar na internet por vagas e processos seletivos, fazendo parte de comunidades de busca de estágio etc.

 
Atualmente, existem diversos órgãos que auxiliam e orientam aos alunos a procurar um estágio na sua área, vale a pena se inscrever em pelo menos um deles. Um desses órgãos, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) possui uma vasta quantidade de vagas e o interessado pode se inscrever no site ou ir até o IEL mais próximo. Outra instituição que tem o mesmo objetivo é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que além de facilitar a procura por estágio, possui diversos cursos de formação disponíveis gratuitamente para os alunos.
A Cia de Talentos é uma ótima alternativa para a busca de processos seletivos de estágio (e Trainee). No site é possível verificar os diversos processos seletivos que estão ocorrendo ou que já ocorreram. Além disso, sempre há vagas para diversas empresas conceituadas mundialmente como Google, Nestle, Scania e Braskem.
Há muitos outros sites e órgãos que podem ajudar na busca pelo estágio tanto desejado. É importante o estudante perceber que o estágio é o primeiro encontro com o seu lado profissional e que suas atitudes irão refletir na sua carreira. Aqueles seus colegas de estágio poderão ser seus futuros colegas de empresa, concorrentes, chefes ou, até mesmo, seus melhores amigos. Portanto, deixem uma boa impressão na sua empresa!

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Swati Mohan: A mulher que pousou em marte

“Touchdown confirmado! Perseverance está seguro na superfície de Marte, pronto para começar a buscar os sinais de vida…