A engenharia mecânica é uma das áreas da engenharia mais promissoras, com boas perspectivas de ascensão na indústria. O engenheiro mecânico trabalha com a construção, a manutenção e o desenvolvimento de equipamentos e máquinas. Pode, também, fazer protótipos, realizar testes de produtos, planejar e instalar linhas de produção, ou fazer vendas técnicas. O estudante irá ter diferentes matérias, mas é preciso gostar e ter desenvoltura em matemática e física para ingressar neste curso.
O curso dura em média cinco anos. As qualificações deste profissional são diversas e o campo de trabalho é extremamente amplo. Segundo o Guia do Estudante, o mercado de trabalho está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê uma escassez de mão de obra nos próximos anos, antecipando, inclusive, a busca por profissionais no exterior.
E se ao invés de ter de buscar mão-de-obra internacional, a brasileira melhorasse a capacidade profissional estudando lá fora? A situação está cada vez melhor para quem pretende estudar engenharia mecânica no exterior. Além de os estudantes de engenharia serem bastante bem vindos em alguns países de imigração, o governo federal lançou há poucos meses o Ciências sem Fronteiras, um programa de bolsas de estudo para cursos no exterior de graduação e pós-graduação, promovido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, que prioriza áreas da ciência e tecnologia, entre elas a engenharia mecânica. (Para mais informações sobre as 75 mil bolsas disponíveis, visite o site oficial do Ciências sem Fronteiras.) Isso irá aumentar a possibilidade de ingressar em um curso de engenharia no exterior (em um convívio competente em relação à ciência e inovação), diminuirá os custos do estudante, e ainda proporcionará um imenso upgrade no currículo do profissional nacional.
Algumas instituições internacionais também oferecem bolsas de estudo para estudantes de engenharia, como é o caso da Universidade de Kent, Reino Unido, que tem a Lanigan Scholarship, uma bolsa no valor de £1.000 (equivalente a quase R$3.000) para ajudar no primeiro ano de estudos. Além disso, no Hotcourses Brasil, você pode pesquisar entre mais de 790 universidades e faculdades que oferecemcursos de graduação em engenharia mecânica no exterior e 339 cursos de pós-graduação.
Pesquise cursos de Engenharia Mecânica no Reino Unido, Estados Unidos, eAustrália
Saiba mais sobre o curso de engenharia aeroespacial
Bolsas de estudo e programa do governo facilitam estudar Engenharia Mecânica no exterior
26 de março de 2012
Postagens Relacionadas
50 anos de LED
Cinquenta anos atrás, o cientista da GE Nick Holonyak, na época com 33 anos de idade, inventava o…
18 de outubro de 2012
Bomba de sementes e a jardinagem de guerrilha
Criada pela empresa Greenaid, as SeedBombs são feitas de terra, composto e sementes em formato de bola, para nós…
9 de setembro de 2012
Caixa Econômica Federal bate recorde ao conceder R$ 101 bilhões em crédito imobiliário no ano de 2012
Volume é 33,8% maior que o apresentado no mesmo período do ano passado. Para 2013, previsão é de…
31 de dezembro de 2012
Para que serve um muro de arrimo na construção
Um muro de arrimo, ou parede de retenção, é uma estrutura de estabilização usada para segurar o chão…
9 de julho de 2014