Se tem algo que eu sempre sonhei (além dos carros voadores), foi em ver o piloto automático ser verdadeiramente AUTOMÁTICO e AUTÔNOMO, onde você pudesse ligar o carro, introduzir o endereço no GPS e depois então tirar um belo cochilo, rs.
Pois bem, a Volvo e o Bureau de Transportes da Suécia estão trabalhando em um sistema que é, basicamente, a implantação de imãs no piso das estradas do país, com o objetivo de aumentar a capacidade de rastreamento de um veículo em qualquer condição climática. Com o advindo da condução autônoma, esses pequenos dispositivos ajudarão na orientação do usuário juntamente com o GPS e os demais sensores presentes no veículo.
Os imãs estão sendo instalados 20 cm abaixo do piso da estrada, proporcionando um erro de medição de somente 10 cm. Eles funcionam mesmo se tiver lama ou neve na pista, podendo servir como “pequenos faróis” para um veículo autônomo. Segundo os envolvidos, os testes estão sendo muito promissores.
A Volvo é uma marca que eu sempre admirei, e é uma das empresas que mais investem em tecnologias de segurança e condução autônoma do mundo. Muito provavelmente a estrada “imantada” deverá ser integrada, no futuro, ao programa Sartre e às tecnologias de cruzeiro adaptativo desenvolvidas atualmente.
Mas uma coisa eu tenho certeza, o Brasil deverá ser o último país no mundo a receber a tecnologia (hahaha)
Vi a matéria original lá no NA
Em breve carros terão “condução autônoma”
15 de março de 2014
Read next
Hardy Cross – Biografia
19 de maio de 2014
Nascido em 1885 na Virgínia, professor de engenharia civil e engenharia estrutural, foi o criador do famoso…
1 min read
O mercado financeiro para engenheiros está em alta, saiba mais!
18 de março de 2020
Embora muitas pessoas pensem que o mercado para engenheiros se restringe apenas a área em que se formaram, a…
3 min read
Profissões do mercado financeiro | Parte 02 | Agente Autônomo de Investimentos
7 de agosto de 2020
Pessoal, tudo bem com vocês? Vamos dar início as profissões do mercado financeiro. Porém, além de falar da…
3 min read
[Vídeo] Construção de parede de concreto
30 de janeiro de 2012
Em seu terceiro vídeo, a ABCP mostra a construção de uma casa pelo sistema Parede de concreto:
1 min read