Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

Em cinco anos Argentina poderá ser a maior produtora mundial de gás de xisto

imagesO acordo entre a YPF e a companhia petrolífera chino-argentina Bridas, para explorar depósitos de gás de xisto na região de Vaca Muerta (Neuquén) é um evento de importância mundial. Os depósitos de gás de xisto de Vaca Muerta são tão ou mais importantes do que os EUA. De acordo com a Agência de Informação Energética dos EUA (USEIA) chegam a 774.000 bilhões de m³ de gás e 741 milhões de barris de petróleo.
Além dos depósitos de Vaca Muerta, o relatório Schlumberger (Houston / Londres / 2011) identificou outras 22 formações de gás de xisto na Argentina. Entre eles, o mais promissor é a de San Alfredo, localizada na região de Los Monos, na Bacia do Chaco-Paraná. A peculiaridade do gás xisto argentino é que seus reservatórios têm uma espessura maior do que os norte-americanos (de 600 a 1.000 m) e são verdadeiramente maciços. Seu desempenho pode ser proporcionalmente maior, o que os tornaria os primeiros no mundo.
O acordo YPF-Bridas tem dois anos e tem a intenção de se desenvolver principalmente nos 663 km² das formações da Bajada de Aniello e Bandurria, com o objetivo de perfurar 132 poços pilotos durante 2013. O próximo passo é perfurar 2.000 poços no período 2014/2017, o que exigiria investimento de U$S 12 bilhões, que chegaria a U$S 70 bilhões ao longo de 10 anos para explorar todo o conjunto da formação.

Via

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Tinta térmica pode substituir ar condicionado

Next Post

Robôs podem ser melhores que médicos para receitar tratamentos, diz pesquisa

Read next