Já falamos anteriormente aqui sobre os veículos elétricos da Ford, mas desde então não tivemos mais novidades significativas no setor. Acontece que, juntamente com mais 7 montadoras espalhadas pelo mundo e 15 empresas de eletricidade dos EUA, está sendo desenvolvida uma tecnologia bem diferenciada, e inédita é claro.
Suponho que a tecnologia esteja em fase de testes ainda e por isso não tem um nome definido, mas ela consiste basicamente na comunicação de veículos elétricos com as empresas de energia (creio que em tempo real).
+ Como funciona?
Simplificando o seu funcionamento, essa nova tecnologia funciona basicamente comunicando os dados de tráfego da rede elétrica com as montadoras (através da nuvem), para parar momentaneamente o carregamento das baterias dos carros elétricos quando há sobrecarga na rede, e quando a rede se estabiliza, tudo volta ao normal.
Veja abaixo um esquema que mostra passo a passo:
Isso obviamente ajuda muito a gerenciar o consumo de energia elétrica, além de aumentar a eficiência e a estabilidade da rede elétrica. Vale lembrar também que as empresas de energia oferecerão incentivos significativos para quem utilizar o sistema.
É uma pena que tanto os carros elétricos, quanto a tecnologia provavelmente demorará muito para chegar aqui em terras tupiniquins.