Conhecimento Técnico que Transforma
Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias
Popular

A inovação tecnológica está transformando a segurança pública em Minas Gerais, com avanços que já resultam em prisões expressivas e reforçam a proteção da população. Paralelamente, o estado expande suas relações internacionais para atrair investimentos estratégicos.

Em 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais implantou um sistema de reconhecimento facial que compara imagens em tempo real com um banco de mandados de prisão, contribuindo significativamente para o combate à criminalidade. Simultaneamente, o governo do estado conduziu uma missão oficial à China para promover as potencialidades econômicas mineiras e fortalecer parcerias comerciais, em evento de grande relevância internacional.

Até o momento, aproximadamente mil prisões de foragidos foram efetuadas utilizando essa tecnologia inovadora, que integra inteligência artificial, geolocalização e plataformas digitais multiacesso. Desenvolvida em parceria com a Prodemge, a solução digital também inclui a plataforma Emergência MG, que oferece atendimento integrado e acessível via site, aplicativo e Telegram, ampliando a eficiência operacional dos serviços públicos de segurança.

Esses avanços promovem maior segurança para a população e criam um ambiente favorável ao crescimento econômico. A expectativa é que o fortalecimento das relações com a China e a ampliação do uso de tecnologias digitais continuem impulsionando a inovação e a atração de investimentos no estado.

Mercados Asiáticos Tecnologia

Os mercados asiáticos mostram sinais de recuperação, com o Nikkei e KOSPI em alta puxados pela retomada do setor de tecnologia, em meio a um cenário de volatilidade e correções recentes.

Após quedas expressivas, a valorização das ações de fabricantes de semicondutores sul-coreanas, japonesas e taiwanesas revela o impacto positivo da forte demanda por chips avançados, especialmente ligados à Inteligência Artificial. Enquanto isso, o mercado chinês permanece retraído, refletindo tensões geopolíticas e restrições comerciais.

Comente LINK abaixo que eu envio o link completo 🔗 do Blog da Engenharia no seu direct. A matéria completa está no nosso site.

Ações como SK Hynix, Samsung Electronics e Mercari Inc registraram ganhos significativos, sustentados pela tecnologia Blackwell da Nvidia e investimentos em processos avançados de manufatura. A volatilidade do KOSPI e a recuperação coordenada do Nikkei indicam um momento crítico de realinhamento dos investidores.

Essa dinâmica abre espaço para expansão do setor, impulsionando investimentos em inovação e cadeias globais de valor, ao mesmo tempo em que evidencia desafios ambientais e geopolíticos na região.

IFSUL forma primeira turma em Engenharia Elétrica no Campus de Pelotas

Os estudantes da primeira turma do curso de Engenharia Elétrica do campus Pelotas, receberam na noite do dia 20 de dezembro, seus diplomas de graduação. A solenidade de formatura foi realizada no auditório Enilda Feistauer. O evento contou com a  presença da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Janete Otte, representando o reitor da instituição, Antônio Carlos Barum Brod, e do diretor-geral do campus Pelotas, José Carlos Pereira Nogueira. Colaram grau os alunos Vinícius Obadowski, Fabrício Ferreira, César Dias e Ricardo Prediger.

Enade

A turma obteve a média mais alta do Brasil entre os concluintes de 130 cursos de Engenharia Elétrica de universidades públicas e privadas do país no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A média foi de 4,63, numa faixa que vai até cinco, na prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Venda de materiais de construção crescem 3,5% em 2012

Next Post

Indústria de materiais está otimista com 2013

Read next