
Segundo o Inpa, o Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos garantirá o confinamento seguro desse tipo de material pelo tempo necessário à proteção do homem e do meio ambiente e será uma ferramenta importante à disposição dos pesquisadores.
Dejetos radioativos são materiais produzidos em hospitais, usinas nucleares e centros de pesquisas e, quando deixam de ter utilidade, não podem ser descartados como lixo comum, mas podem, às vezes, ser reciclados.
A construção do prédio custou R$ 444,1 mil e obedece à legislação e normas nacionais e internacionais, como as normas da própria Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). De acordo com o Inpa, o prédio tem uma arquitetura própria, com as paredes em uma espessura específica, cantos arredondados, piso com base diferenciada para não permitir infiltrações e pintura com tintas especiais.
Em nota, o Inpa explica que os laboratórios do instituto passarão a ser denominados, futuramente, de Instalações Radiativas licenciadas pela Cnen e passarão também a ser geradores de dejetos radioativos, que serão embalados adequadamente, conforme o tipo de emissão de cada partícula radioativa, devidamente identificados e encaminhados ao Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos.
O prédio deverá entrar em funcionamento integral no segundo semestre deste ano, porque a aquisição dos equipamentos necessários ainda está em processo de licitação. Quando os dejetos armazenados no local chegarem a um determinado nível de ocupação, serão encaminhados a um depósito autorizado pela Cnen. No Brasil, existem depósitos autorizados no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Brasil
Inpa inaugura prédio para armazenar material radioativo na Amazônia
25 de abril de 2014
Read next
Fabricação da maior escavadeira do Mundo
12 de março de 2012
Há pouco mais de um ano, a Discovery Channel veiculou um documentário super interessante, principalmente para os…
1 min read
Representação comercial: já cogitou a possibilidade de trabalhar nisso, engenheiro?
30 de abril de 2020
Representação comercial, a introdução que você precisa saber Muitos engenheiros(as) nunca cogitaram a hipótese…
2 min read
Bicicleta atinge 128km/h
26 de agosto de 2013
O lema “faça você mesmo” acaba de atingir um novo patamar, após o surgimento da “speed…
1 min read
Conheça a relação entre hackers e a ‘engenharia social’
16 de maio de 2012
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc),…
4 min read