Categorias

Introdução às Estruturas Pré-Moldadas de Concreto

Pra quem não sabe, o meu TCC tem como tema base as estruturas pré-moldadas (por escolha própria, é claro). Confesso que ao longo da minha jornada na sua elaboração, acabei criando ainda mais afinidade com o tema, o que me proporcionou dias e mais dias de leitura intensa, afim de engrandecer o meu embasamento teórico. Nesse post vou fazer uma breve e rápida introdução sobre as estruturas pré-moldadas.
57105
As estruturas pré-moldadas de concreto são estruturas moldadas em um local diferente do seu local instalação, podendo ser moldadas em fábricas especializadas ou no próprio canteiro de obras. A industrialização na construção civil se deu início na década de 20, porém o seu crescimento se fortaleceu na década de 70, e se relaciona diretamente com os conceitos de organização, produção em série e também da sustentabilidade na área.

A industrialização da construção civil se divide basicamente em 3 etapas:

  • Fase 1: Primórdios da era industrial;
  • Fase 2: Transformação nos mecanismos, de forma que os mesmos sejam ajustados para a execução de determinadas tarefas;
  • Fase 3: Segunda revolução industrial, a qual ocorreu em meados da década de 50, onde se deu início à substituição do homem pela máquina.

Primeira estrutura pré-fabricada executada no País - Hipódromo da Gávea - Rio de Janeiro (1926)  Fonte: DECOURT (2004)
Primeira estrutura pré-fabricada executada no País – Hipódromo da Gávea – Rio de Janeiro (1926)
Fonte: DECOURT (2004)

A industrialização das obras as torna muito mais racionais e mecanizadas, de forma a conseguir obter-se uma produtividade muito maior. A busca por métodos construtivos que sejam mais eficientes e sustentáveis, durante o período total da obra é muito frequente na indústria da construção civil. A utilização de estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas em concreto é uma solução que atende a muitas exigências do mercado, o qual tem tido uma demanda muito grande por obras com menor custo, de execução mais rápida, e com maior durabilidade.

A norma NBR9062 (2006) define as estruturas pré-moldadas da seguinte maneira:
 
Elemento que é executado fora do local de utilização definitiva na estrutura, com controle de qualidade, e define o pré-fabricado como: Elemento produzido fora do local definitivo da estrutura, em usina ou instalações análogas que disponham de pessoal e instalações laboratoriais permanentes para o controle de qualidade.

normal_estruturas_pre_moldadas_03
A execução de uma obra de forma rápida e eficaz, com custo fixo acaba agradando muito o cliente final, que por sinal fica satisfeito em ter a sua obra concluída no prazo combinado, e sem ter que gastar nada além do combinado, como pode-se perceber através do relato de Moreira (2008) abaixo:

Foi um desafio e uma experiência maravilhosa projetar o espaço inusitado da Casa Morro do Chapéu usando os elementos formalmente rígidos do concreto pré-moldado. Ver tudo aquilo surgir do nada, em apenas dez dias como num passe de mágica, foi uma sensação indescritível. Ressalto o acabamento do concreto aparente e os fatores positivos de preço fixo e do prazo de execução mínimo. A opção pelo pré-fabricado, com a conquista de um amplo vão central, acrescida do extenso uso de claraboias piramidais de concreto resultou em um surpreendente enriquecimento do espaço interno. Concluída a montagem dos pilares, vigas, lajes e paredes, todos pré-fabricados, foi ótimo trabalhar aquele espaço já pronto. Na fachada cega foram projetados dois grandes painéis de aço criados pelo artista plástico Jorge dos Anjos, que marcam a entrada e funcionam como um convite ao visitante. Os detalhes e especificações foram compartilhados com o proprietário que via, entusiasmado, a cada dia seu sonho tornar-se realidade    (MOREIRA, 2008, p.27)

servico_foto_2_35_1391513035
Contudo, cada obra é diferente e tem as suas características específicas, e necessita de mão de obra qualificada para a sua execução, para que não haja atrasos na obra, mesmo com o surgimento de imprevistos, é o que afirma Heineck (1991), abaixo:

Não basta que o canteiro seja repetitivo, há necessidade de que os operários desloquem-se sem interrupção de uma tarefa para outra; ainda mais, dentro da própria tarefa, não pode haver paradas devido à falta de materiais, falta de detalhamento construtivo, interferência com outras tarefas,     desbalanceamento e falta de elementos na equipe de trabalho, ou ingerência de causas naturais como chuvas, etc. (HEINECK, 1991, p181)

Além das vantagens de redução do tempo de execução da obra e da redução dos custos, pode-se tirar como conclusão que as obras passam a ter os canteiros-de-obra mais organizados bem como a padronização dos elementos estruturais.
Segundo o Zero Hora (2010), desde o ano de 2006 houve um aumento de 100% nas obras utilizando estruturas pré-moldadas, porém no Brasil, apenas 4,5% do consumo de cimento vai para o pré-fabricando (figura 7), enquanto, por exemplo na  Filândia, 45% de todo o cimento consumido no país vai para as estruturas pré-fabricadas. Tal fator mostra que as estruturas pré-fabricadas estão se tornando tendência.

Untitled
Figura 10 – Índice da utilização de concreto destinado à elementos pré-moldados. Fonte: CONSTRUCTIONEXPO (2013)

Enfim, a tendência é de que as estruturas pré-moldadas sejam cada vez mais utilizadas nos próximos anos!
No próximo artigo irei falar sobre as vantagens e desvantagens das estruturas pré-moldadas, não perca!

Postagens Relacionadas