Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

O projeto de engenharia mais insano desde a época das pirâmides está na Inglaterra

Este é o aeroporto Thames Hub, parte de um projeto que inclui um terminal ferroviário ligando Inglaterra e Europa continental através de trens de alta velocidade, além de incluir armazéns gigantes e um porto. Custo total: 80bilhões de dólares.

É insano. Ele quer ser o centro de absolutamente tudo, com ferrovias e rodovias subterrâneas em vários níveis que vão ligar o aeroporto a Londres, ao restante do Reino Unido e à Europa através do Eurotúnel. Ele também vai incluir uma nova barreira do rio Tâmisa, comporta hidráulica contra inundações: ela vai estender a proteção de terras à margem do rio, expandindo a superfície disponível para construção. O projeto foi criado pela agência de arquitetura Foster and Partners, em cooperação com planejadores, construtoras e economistas britânicos. Não sei se considero isto uma ideia gloriosa ou um sonho megalomaníaco de um vilão de gibi.

A Foster + Partners diz que o Reino Unido precisa “recapturar a visão e coragem política dos nossos antepassados se queremos criar uma infraestrutura moderna de transporte e energia no Reino Unido para este século e além”. Se é pra voltar ao passado, eles vão pegar a Índia de volta também? Lord Foster, fundador da F+P, diz que o projeto é factível, assim como eles conseguiram “construir um novo aeroporto enorme e toda a infraestrutura associada, incluindo uma nova ilha retirada do mar, em quatro anos” em Hong Kong.

Talvez ele esteja certo, mas tudo parece muito insano para mim. Tudo que sei é que eu adoro admirar trabalhos gigantescos de engenharia complementando uns aos outros.

Segue abaixo algumas fotos do projeto:

Via 1, 2

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Kassab irá dar aula de urbanismo na USP

Next Post

Petrobras está participando do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Read next

Gesso Acartonado (Dry Wall)

A tecnologia da construção seca está cada vez mais substituindo as técnicas construtivas tradicionais e já está…