Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram um novo material com as mesmas qualidades e o mesmo desempenho do amianto para a fabricação de telhas. O composto reúne quantidade reduzida de fibras sintéticas – que têm preço elevado no mercado – e foi baseado na estrutura de materiais naturais como o bambu.
No Brasil, o amianto é usado principalmente na fabricação de caixas d’água e telhas. Pesquisadores lembram que o produto é nocivo à saúde. No entanto, representantes de empresas defendem que é possível produzir o material de forma segura, garantindo a movimentação da economia e o emprego de milhares de trabalhadores. O amianto é considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na mesma classe que o benzeno, formol e tabaco. Mais de 50 países já proibiram a substância.
Pelo menos cinco estados proíbem a extração, comercialização e o uso do amianto: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso. A pedido das empresas produtoras, o Supremo Tribunal Federal analisa se a proibição nesses estados é constitucional.
“Nós fizemos testes do novo composto em escala industrial e já pedimos uma patente com participação de duas empresas, uma de Leme (SP) e outra de Criciúma, que nos ajudaram na pesquisa. Os testes mostraram viabilidade na produção industrial”, disse o pesquisador.
O trabalho, feito com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi desenvolvida no projeto Cimento-Celulose, elaborado pelos professores Holmer Savastano e Vanderley John, da Poli-USP.
Via Agência Brasil
Pesquisa da USP desenvolve material para substituir amianto
22 de janeiro de 2014
Read next
Será que você realmente entende o BIM? – Parte I
15 de maio de 2020
Considerada como um dos maiores avanços tecnológicos da atualidade, quando pensamos em arquitetura e engenharia,…
3 min read
Homem mais rico da China já foi rejeitado 10 vezes em Harvard
5 de fevereiro de 2015
Você pode não saber quem ele é, mas provavelmente já comprou ou conhece alguém que comprou produtos da China…
2 min read
↪ Conheça a maior linha de trem de alta velocidade do mundo: 2.000 km a 300 km/h
9 de janeiro de 2013
Trens de alta velocidade (TAV) podem ser projetos quixotescos por aqui, mas na China eles são fundamentais na…
2 min read
Estudante: mudando de rotina em 3, 2, 1…
10 de agosto de 2021
Se você é um estudante, daquele que mora em uma cidade e estuda em outra, que vive para lá e para cá sem rumo, e…
7 min read