Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

Crea-SP Revoluciona Fiscalização com Inovação e Estabelece Novo Recorde em 2023

O mundo da engenharia e áreas correlatas está em constante evolução, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) não fica atrás. Com um investimento robusto em tecnologia, o Crea-SP tem transformado a maneira como realiza suas fiscalizações.

fiscalização
Foto: reprodução CREA-SP.

Inovação que Gera Resultados

De janeiro a setembro de 2023, graças à inovação dos processos, o Crea-SP estabeleceu um novo marco: 526.367 ações fiscalizatórias distribuídas pelos 645 municípios paulistas. Essas ações abrangeram áreas vitais como Engenharia, Agronomia e Geociências. Para se ter uma ideia do impacto, as fiscalizações tiveram um aumento impressionante de cerca de 1.600% de 2015 a 2022.

Estratégias de Sucesso

A transformação digital tem sido uma aliada poderosa. A digitalização de tarefas que antes eram executadas manualmente é uma das estratégias que tem impulsionado a autarquia a superar suas metas anuais. Projetos inovadores como a “Fiscalização Inteligente” e o “Match da Fiscalização” estão em fase de testes e prometem revolucionar ainda mais o setor.

A “Fiscalização Inteligente”, por exemplo, tem como objetivo identificar empresas que atuam nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências sem o devido registro no Conselho. Para isso, o Crea-SP está integrando seus sistemas com os da Receita Federal, otimizando o processo de identificação e notificação.

fiscalização
Foto: reprodução CREA-SP.

Por outro lado, o “Match da Fiscalização” visa identificar profissionais que atuam na área de Engenharia sem a devida atribuição. Com a ajuda de um sistema protótipo, o Crea-SP pretende automatizar esse processo, garantindo que os profissionais e os serviços estejam em conformidade.

Olhando para o Futuro

Com essas inovações, o Crea-SP não só busca otimizar seus processos internos, mas também garantir que os profissionais e empresas da área tecnológica atuem de acordo com as normas e regulamentações vigentes. A expectativa é que, com a consolidação desses novos sistemas, os números de fiscalização continuem a crescer, garantindo a integridade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Por fim, no Blog da Engenharia, estamos sempre atentos às novidades e inovações que impactam o mundo da engenharia e áreas afins. Convidamos você a continuar navegando em nosso portal e a se manter informado sobre as últimas tendências e notícias do setor.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Engenharia Aeronáutica na USP de São Carlos: Por que é o Curso Mais Concorrido em 2024?

Next Post

Conheça o futuro da transformação da Engenharia de Manufatura e Indústria 4.0

Read next