Como está a situação atual
Muitos jovens assim que saem das faculdades com enormes dúvidas e medos de encarar o mercado de trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para você conseguir seguir adiante e perder esse medo.
Primeiro, um ponto muito importante que precisamos relatar aqui, é que nos dias atuais, com a crise que a COVID-19 causou, reduzimos drasticamente os números de emprego.
Por fim, quem mais sofre são os jovens que estão na ponta do barco. Com toda certeza, o cenário não é bom, entretanto, ainda há esperança e métodos para combater esta situação.
Sintoma de quem sofre a insegurança
A princípio, o profissional recém-formado que está ingressando no mercado de trabalho tem sintoma de medo.
Ele vem de diversas formas e você tem que saber identificar esses medos e como deve trata-los.
Como medo de encarar o mercado de trabalho pode te atrapalhar a alavancar seus negócios? Bom, vamos lá… Ele basicamente pode te travar e te impedir de conhecer pessoas, fazer novos cursos e tentar novas coisas.
Outro medo que é muito ruim é de fracassar e ficar sem trabalho. Ele gera muita insegurança para os novos engenheiros e surpreendentemente, até para os mais experientes também geram desconfortos.
Depois, temos o medo de não dar conta do novo trabalho. Imagina ter uma sucessão de erros e depois vem a contratação, com certeza vem o medo de não superar as expectativas. Não deixe isso te afetar!
Ansiedade e insegurança são muito comuns nos jovens, mas é muito normal alguém quando entra numa situação dessas, não ter resiliência para sair.
Dicas para superar a insegurança
- Seja compromissado
- Se dedique
- Se enquadre no que está sendo exigido
- Leia constantemente
- Faça networking
- Procure desenvolvimento profissional
- Procure desenvolvimento pessoal
- Não ouça opiniões de algumas pessoas
- Invista na sua imagem
- Faça parcerias com outros profissionais