Categorias

Entenda como a Dassault Systèmes está revolucionando o Conforto em Edifícios com Tecnologia de Simulação Avançada

Com a proximidade dos Jogos de Paris 2024, a Dassault Systèmes, uma renomada empresa de software, em parceria com a SOLIDEO (Société de Livraison des Ouvrages Olympiques), está empregando tecnologia avançada de simulação para assegurar o conforto térmico nas futuras instalações dos atletas em Paris. Essa inovação representa um marco importante no setor de construção civil e arquitetura, demonstrando como a tecnologia pode ser decisiva para o bem-estar em ambientes urbanos.

Enfrentando Desafios Climáticos com Tecnologia

Diante dos desafios impostos pelas crescentes ondas de calor, a Dassault Systèmes utilizou o software SIMULIA para modelar em 3D um dos andares dos edifícios, permitindo uma análise detalhada de aspectos como isolamento, ventilação, e eficácia de sistemas de resfriamento geotérmico. Assim, a simulação forneceu insights valiosos para a SOLIDEO, garantindo que os edifícios possam oferecer um ambiente confortável mesmo sob temperaturas extremas.

Dassault

Sustentabilidade e Inovação no Centro das Atenções

Os edifícios em construção, com entrega prevista para dezembro de 2023, estão sendo desenvolvidos com um forte enfoque na sustentabilidade. Dessa forma, a aplicação de conceitos de design circular, áreas verdes amplas, e sistemas geotérmicos de resfriamento são apenas alguns exemplos das inovações implementadas. Essas medidas visam não só atender às necessidades dos Jogos Olímpicos, mas também assegurar uma infraestrutura adaptável para uso futuro.

Contribuições Significativas para uma Vida Urbana Melhor

A parceria entre a Dassault Systèmes e a SOLIDEO reflete o potencial da tecnologia em melhorar a qualidade de vida nas cidades. Assim, além de simular cenários para edifícios, a Dassault Systèmes oferece soluções que abrangem desde o fluxo de ar em hospitais e escritórios até o estudo de ilhas de calor em áreas urbanas. Essa colaboração destaca a importância da inovação tecnológica como ferramenta para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos.

Dassault

Por fim, este artigo apresenta a colaboração entre a Dassault Systèmes e a SOLIDEO para otimizar o conforto em prédios, especialmente para os Jogos de Paris 2024, usando a tecnologia de simulação. Para mais conteúdos sobre inovações em engenharia e tecnologia, visite o Blog da Engenharia.

Postagens Relacionadas