Categorias
saúde 4.0

Saúde 4.0: A revolução da tecnologia em prol do bem estar

Tendências convergem para definição do setor de saúde, este é um valor de demanda das doenças conhecidas como crônicas ou de longo prazo. Contudo a progressão de despesas, envelhecimento da sociedade e  um dos maiores problemas que é a falta de recursos no Brasil.

O papel da tecnologia no contexto da saúde

Não é somente a utilização de Tecnologia da Informação, na área da saúde em banco de dados de softwares “linkados” em várias plataformas mas, está se voltando para cuidados baseados em históricos e evidências gerando resultados em tempo real. Com esta tendência é possível provisionar em uma década a existência de realidade virtual aumentada (VR), inteligência artificial associada a robótica em conexão de internet 5G, evidências de exames complexos em tempo real e/ou de maneira colaborativa – preventiva.

É possível afirmar que a revolução 4.0 chega com força na área da saúde, porém ainda há muito para se descobrir. O processo de transformação até então é a resultante da aplicação de tecnologias em questão. Quando se trata de I.A (Inteligência Artificial) está para modernização da saúde, em diversos graus. É notório na mais diversa gama das áreas como hospitais, clínicas, laboratórios, governo, pacientes e médicos.

saúde

Sem efeitos colaterais

Realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada são tecnologias essenciais para o desenvolvimento de novos tratamentos e estarão permitindo a autonomia dos profissionais da saúde.

Há um projeto da startup “Bright” que possibilita personalizar a dosimetria da luz de acordo com o tipo de dor e as características de cada paciente. Contudo, como a cor da pele, uma vez que as partículas de luz são absorvidas de forma variada conforme a quantidade de melanina. Com o envelhecimento da população (que já é uma realidade aqui no Brasil), tratamentos como este serão cada vez mais frequentes e necessários. Dores emocionais podem ser detectadas com esta tecnologia, realidade virtual.

saúde

Saúde 4.0 e a COVID-19

O Corona vírus e o isolamento social foram responsáveis por uma muitas mudanças rápidas como o crescimento da utilização de recursos digitais e tecnológicos. 

A saúde, o principal afetado pela pandemia, contudo o ditador de mudança drástica de comportamento. O vírus fez com que as reuniões presenciais fossem reduzidas, limitação de viagens por tempo indeterminado, e a saúde seguindo critérios com forte implementação de recursos de Inteligência Artificial (I.A), “Big Data”, tudo que compete a revolução industrial 4.0.

Saúde

Estamos preparados para o futuro da Saúde 4.0?

Não há dúvidas que a revolução da Saúde 4.0 está batendo na porta. A prática e a utilização dos recursos deve apenas sofrer ajustes. Como resultado, é certo de que a revolução transformará a rotina do profissional da saúde em Atendimento, equipamentos para análises, smartphones e computadores.

Acima de tudo, esta predisposição deve ser encarada de maneira positiva, porque como é notório, apenas há benefícios para médicos e pacientes. À primeira vista, para implementação em uma clínica, precisa de ser estudado a viabilidade mediante cada especialidade e que o profissional esteja engajado para com todo aparato de tecnologia. Contudo, alguns dos aparatos técnicos da revolução 4.0 da saúde que os profissionais terão de se adequar: Nuvem, “Internet das Coisas” e Big Data, estes são sinônimos de revolução.

Saúde 4.0, a revolução da tecnologia em prol do bem estar. A revolução não conta apenas com agilidade em uma consulta/exame ou a satisfação em um atendimento. Isso vai muito além e está muito empenhada em descobrir rapidamente o que afeta a sociedade e quais os meios mais rápidos para tratar das mais diversas enfermidades.

E aí, você está se preparando para esta transição?

saúde

Postagens Relacionadas