Começo escrevendo este artigo com a pupila dilatando e um sorriso de canto a canto, pois é motivo de alegria falar sobre as mulheres! E o especial deste artigo é que vamos falar sobre o livro que toda menina mulher precisa conhecer e ler, o livro infantil “Os Sonhos de Ágatha”.
Primeiramente, quero te falar que o livro conta a história de uma menina muito curiosa e cativante que sonhava em ser cientista. Porém, que ainda não sabia a qual área da ciência ela queria se dedicar.
Além disso, este livro também tem um sonho só dele: o de fazer meninas e mulheres acreditarem que elas podem ser o que elas quiserem! Pois alimentar os sonhos de meninas em um Brasil marcado pelo machismo e suas cruéis manifestações é revolucionário.
Mergulhando um pouco mais fundo…
Enquanto sonha, Ágatha ensina a meninas e meninos que todos podem ser cientistas e, além disso, nos ensina que enquanto cientistas, todos podemos ajudar a construir um mundo melhor e justo.
Em lindos e cativantes versos, o livro mergulha nos sonhos da menina, passeando por diferentes áreas do conhecimento e explorando possibilidades em diferentes profissões.
Isso torna os sonhos da menina Ágatha muitos e lindos: ser cientista, realizar os sonhos de suas ancestrais, entender o universo, proteger os nossos oceanos, resgatar a sabedoria de nossos povos primeiros, construir uma sociedade mais justa e igualitária e conquistar o mundo ao lado de outras mulheres.
Portanto, em cada verso, as crianças encontrarão temas que servem como ponto de partida para discussões mais profundas sobre ancestralidade, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas, dentre outros temas atuais e importantes.
Além disso, estes assuntos podem inspirar aulas riquíssimas e proporcionar longas conversas entre amigos, pais e filhos, professores e alunos.
Ademais, os assuntos e a infinidade de modos diferentes de discuti-los fazem com que o livro não tenha recomendação etária. Idades diferentes terão, a partir da sua leitura, experiências e reflexões diferentes. Assim ele foi pensado.
E sabia que a menina Ágatha também sonhou com a engenharia?
Em uma das noites, nos “Sonhos de Ágatha” ela sonha ser uma Engenheira. Incrível não é mesmo! Pois é uma área praticamente dominada por homens, mas Ágatha mostra que as meninas também podem ser Engenheiras.
As brilhantes e generosas mulheres que falam da menina Ágatha
A autora Luciana Leite se uniu à ilustradora Mara Oliveira para elaborar o livro infantil “Os sonhos de Ágatha”. O lançamento ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2021, no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, na loja Bem-te-ouvi.
É importante ressaltar que o livro “Os sonhos de Ágatha” foi publicado de forma independente, por mulheres e pode ser adquirido pelo site.
Se puder, apoie, divulgue, compre e faça essa história chegar no coração de muitas meninas! Pois o mundo precisa de mais sonhos, de mais ciência, de mais meninas ajudando a construir um mundo mais justo para todos.
Artigo escrito com apoio da autora Luciana Leite. Ela é bióloga pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Lideranças para a Conservação pela Universidade de Cambridge na Inglaterra e Doutora em Ecossistemas Florestais e sociedade pela Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos. Além de bióloga, Luciana é feminista, ativista ambiental e eterna sonhadora. Baiana, Luciana hoje reside em Foz do Iguaçu e morre de saudades do nordeste. Nas horas vagas, ela se aventura na literatura infantil. Através de suas histórias, Luciana espera criar um mundo melhor para os nossos filhos e também filhos melhores para o nosso mundo.
Leia mais artigos do Blog da Engenharia e da coluna Engenharia de Pesca.