Categorias
kaizen

Como ser um especialista em melhoria contínua?

Nunca foi tão importante ser um especialista em melhoria contínua como nos dias de hoje, foi assim que terminamos nosso primeiro artigo para o blog da engenharia na semana passada e é com esse pensamento que vamos estruturar nossos próximos artigos.

UM MUNDO DE OPORTUNIDADES!

Hoje, vamos compreender quem é e como ser um especialista em melhoria contínua e, antes que você fale que não é para você ou que não se interessa pelo tema, deixe-me dizer que no mês passado recebi uma proposta de uma empresa multinacional do Nordeste – recebo diversas propostas via LinkedIn – para uma vaga de especialista que o salário era na média de 11k a 12k, um ótimo salário eu diria.

Isso, porque essa é uma das lacunas que temos hoje em nosso mercado de trabalho e que, não ocorre apenas nas indústrias, melhoria contínua é para TODOS os seguimentos, você já parou para pensar – de fato, pensar mesmo – sobre como é possível alguém ser tão bom em algo ao ponto de ser reconhecido como um ESPECIALISTA? Ou, melhor ainda, ESPECIALISTA EM MELHORIA CONTÍNUA?

QUEM É ESSE PROFISSIONAL?

Especialista
Especialista

Indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc.

Dicionário

Um especialista é alguém que, dentro de um setor ou seguimento, procura um dos desdobramentos para atuar de forma mais efetiva, acumulando assim conhecimentos e resultados expressivos em partes do processo, ser um especialista significa NÃO ser um GENERALISTA.

COMO SER UM ESPECIALISTA?

Não podemos dizer que existe um modelo pronto para que isso aconteça e, se alguém te disser que tem, fuja que é cilada.

O que vamos listar agora são alguns pontos essenciais – e não únicos – para essa jornada.

  1. Defina um campo de atuação e/ou conhecimento:

Encontre uma área que goste do tema e de atuar, geralmente são as que usam suas habilidades técnicas, por conta da “facilidade” em se desenvolver.

Procure entender também quais habilidades comportamentais você precisará desenvolver para atuar nessa função, por exemplo, se você quer ser um especialista em melhoria contínua, possuir habilidades de gestão de equipe, comunicação e liderança é essencial para garantir bons resultados.

2. Priorize apenas um tema por vez:

Para cada assunto novo que desejar aprender para se tornar um especialista, concentre toda sua atenção e tempo. Aqui não estamos falando de quantidade e sim de qualidade.

Quantas pessoas você conhece que tem vários cursos de especialização, mas que, de fato, não sabem como utilizá-los? Quantas pessoas leem 52 livros por ano e não colocam nada em prática?

Para ser um especialista você precisa DOMINAR poucas coisas e, ser RECONHECIDO por elas, quando pensarem em PROJETOS DE MELHORIA CONTÍNUA, por exemplo, seu nome deve ser o primeiro a vir na mente de quem precisa desse tipo de serviço.

3. Mantenha a prática e a repetição:

Alguns pontos que mais atrapalham pessoas medianas é a falta de CONSISTÊNCIA e falta de DISCIPLINA. Um ponto comum entre todos os especialistas e pessoas de sucesso é que ambas tiveram muita disciplina no que fizeram, tudo com muita PRÁTICA e REPETIÇÃO.

Melhore 1% todo dia e no final do ano, você será 365% melhor!

… E COMO SER ESPECIALISTA EM MELHORIA CONTÍNUA?

Especialista
Especialista

O termo melhoria contínua ganhou força entre as décadas de 80 e 90 na maioria das grandes organizações devido à competição global, isso porque as empresas queriam agregar cada vez mais valor para os clientes, de forma mais enxuta.

MELHORIA CONTÍNUA  é a prática de MELHORAR ININTERRUPTAMENTE processos internos, externos, macros, micros, produtos e serviços. É a busca por estar sempre melhor e principalmente querer ATENDER MELHOR!

Para ser um especialista em melhoria contínua você precisa buscar conhecimentos que auxiliem a melhoria de processos, redução de custos, aumento da qualidade e SEMPRE, SEMPRE aumentar o lucro da organização!

Existem muitas ferramentas que podem auxiliar um processo de melhoria contínua e falaremos muitas delas por aqui!

Lembre-se que o melhor momento para aprender uma nova habilidade ou se especializar foi ontem e o que segundo melhor, é HOJE!

É isso, um grande abraço e até o próximo artigo!

Postagens Relacionadas