Categorias
soft skills

Conheça 5 soft skills essenciais para engenheiros

Você sabe quais as habilidades comportamentais são essenciais para um engenheiro? Conheça as 5 soft skills essenciais para engenheiros.

soft skills

COMUNICAÇÃO

Primeiramente, vamos falar de comunicação. Ter uma comunicação CLARA e CONCISA é um dos principais fatores de sucesso na carreira de um engenheiro (a). Através de uma comunicação eficiente, todas as outras habilidades serão potencializadas.

Henrique, de forma prática, como podemos melhorar?
  • Adapte sua comunicação ao meio que estiver;
  • Crie um storytelling para prender atenção das pessoas;
  • Use metáforas e elementos para ajudar na compreensão;
  • Cuide de sua comunicação “não verbal”;
  • Se atente a entonação da sua voz.

Eu tenho absoluta certeza que você já ouviu falar de Steve Jobs lembra?

Um dos fundadores da Apple), mas uma coisa que não tenho certeza é se você já assistiu o discurso dele no lançamento do iPhone em 2007 – e se não viu, assim que finalizar esse artigo, corra ao YouTube e assista esse vídeo!

Steve Jobs não ficou conhecido por sua liderança – aliás, as biografias não exaltam sua liderança, rs – mas, todas as biografias exaltam a sua comunicação.

FOCO EM RESULTADOS

O engenheiro (a) é um profissional que traz consigo um rótulo: ELE(A)

RESOLVE PROBLEMAS. E isso é algo bom, não é?

Ter sobre você a premissa que sempre resolverá os problemas, que sempre será um provedor de soluções facilita muito no dia a dia.

Mas isso não pode ser apenas um rótulo, você tem que fazer valer esse “PRÉ julgamento” sobre você, e se destacar como alguém que de fato, gera resultados.

Como aumentar a percepção sobre os seus resultados? Basicamente de 2 formas:
  1. Entregando mais do que foi pedido;
  2. Entregando antes do prazo determinado.

CAPACIDADE ANALÍTICA

Lembra aquele papo de pessoas de humanas e de exatas? Então, ele se aplica aqui, muito mais pelo estigma que as pessoas colocam sobre ele do que, de fato, ser algo verdadeiro.

Não podemos rotular as pessoas dessa forma – de humanas e de exatas – aliás, os profissionais híbridos são os que chamamos de “cereja do bolo”.

Contudo, não dá para dizer que um bom engenheiro (a) não precisa ter essa habilidade apurada. Nós, engenheiros (as), não podemos tomar decisões baseados apenas em opiniões e achismos, muito pelo contrário, precisamos estar baseados em dados e fatos.

Ainda nesse tema, outro ponto importante é que uma BOA CAPACIDADE ANALÍTICA é diferente de TER dados, você precisa saber ANALISAR os dados para saber quais decisões tomar.

GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de pessoas, termo que tem ficado cada dia mais conhecido e explorado. Atualmente está “na moda” essa questão de gestão de pessoas, de gestão humanizada, de gestão de empatia, mas até que ponto essas ações tem sido colocada em prática?

Gestão de pessoas é algo sério e de grande responsabilidade, mas que também, não é um bicho de 7 cabeças. Vamos trazer alguns pontos para ajudar de forma prática nesse ponto?

  1. Saiba se comunicar com sua equipe – Olha a comunicação voltando aqui. Use as dicas que já falamos acima, adapte sua linguagem à uma forma que as pessoas consigam entender
  2. Pessoas precisam de pessoas – Saiba que, por trás das relações profissionais, existe uma relação humana, então trate com respeito, educação e empatia.
  3. Valorize o conhecimento da equipe – Você não sabe tudo! É bem provável que em sua equipe exista pessoas com 10, 20 ou 30 anos de experiência, então, valorize o conhecimento agregado que essas pessoas têm e tragam esse conhecimento para ser apoio em sua gestão de equipe.
  4. Esteja onde as coisas acontecem – Não lidere do escritório (a não ser que sua equipe seja somente office mesmo! Esteja no dia a dia da operação, veja os problemas de perto, interaja com as pessoas e participe de pequenas reuniões de rotina.

Poderíamos escrever muitas outras ações para ajudar o dia a dia da gestão de equipe, mas acredito que essas, que são simples e objetivas, já podem lhe ajudar muito.

LIDERANÇA

Para mim, um líder, é aquele que consegue o comprometimento da sua equipe sem precisar usar de medidas rigorosas.

Todo aquele que, através da sua GESTÃO DE EQUIPE, COMUNICAÇÃO e EXEMPLO consegue guiar outras pessoas para um objetivo estipulado, mesmo que a princípio não seja o desejo da pessoa.

A melhor forma de liderar, na minha visão, é pelo exemplo. Liderança não é comprada, não é um título, liderança é conquistada. Um líder precisa passar credibilidade.

Me diz o que achou, já conhecia essas soft skills? Você também concorda com essas habilidades?

Postagens Relacionadas