Conhecimento Técnico que Transforma
Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias
Popular

A inovação tecnológica está transformando a segurança pública em Minas Gerais, com avanços que já resultam em prisões expressivas e reforçam a proteção da população. Paralelamente, o estado expande suas relações internacionais para atrair investimentos estratégicos.

Em 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais implantou um sistema de reconhecimento facial que compara imagens em tempo real com um banco de mandados de prisão, contribuindo significativamente para o combate à criminalidade. Simultaneamente, o governo do estado conduziu uma missão oficial à China para promover as potencialidades econômicas mineiras e fortalecer parcerias comerciais, em evento de grande relevância internacional.

Até o momento, aproximadamente mil prisões de foragidos foram efetuadas utilizando essa tecnologia inovadora, que integra inteligência artificial, geolocalização e plataformas digitais multiacesso. Desenvolvida em parceria com a Prodemge, a solução digital também inclui a plataforma Emergência MG, que oferece atendimento integrado e acessível via site, aplicativo e Telegram, ampliando a eficiência operacional dos serviços públicos de segurança.

Esses avanços promovem maior segurança para a população e criam um ambiente favorável ao crescimento econômico. A expectativa é que o fortalecimento das relações com a China e a ampliação do uso de tecnologias digitais continuem impulsionando a inovação e a atração de investimentos no estado.

Mercados Asiáticos Tecnologia

Os mercados asiáticos mostram sinais de recuperação, com o Nikkei e KOSPI em alta puxados pela retomada do setor de tecnologia, em meio a um cenário de volatilidade e correções recentes.

Após quedas expressivas, a valorização das ações de fabricantes de semicondutores sul-coreanas, japonesas e taiwanesas revela o impacto positivo da forte demanda por chips avançados, especialmente ligados à Inteligência Artificial. Enquanto isso, o mercado chinês permanece retraído, refletindo tensões geopolíticas e restrições comerciais.

Comente LINK abaixo que eu envio o link completo 🔗 do Blog da Engenharia no seu direct. A matéria completa está no nosso site.

Ações como SK Hynix, Samsung Electronics e Mercari Inc registraram ganhos significativos, sustentados pela tecnologia Blackwell da Nvidia e investimentos em processos avançados de manufatura. A volatilidade do KOSPI e a recuperação coordenada do Nikkei indicam um momento crítico de realinhamento dos investidores.

Essa dinâmica abre espaço para expansão do setor, impulsionando investimentos em inovação e cadeias globais de valor, ao mesmo tempo em que evidencia desafios ambientais e geopolíticos na região.

enedina

Enedina Alves: conheça a história da primeira Engenheira Civil negra do país

Nos últimos tempos tivemos muitos avanços relacionados a políticas que auxiliam a presença de mulheres negras que ainda são em absoluta minoria nas universidades a terem uma oportunidade ao ensino superior. Infelizmente, esses dados relacionados a população negra em cursos de graduação estão atrelados ao racismo estrutural que ainda enfrentamos no país.

Em contrapartida, temos o exemplo da primeira Engenheira Civil brasileira negra em 1945, chamada Enedina Alves Marques. Vamos conhecer um pouco a história dessa profissional incrível?

enedina
Foto de Enedina

Histórico da época

Por conta do contexto histórico da época, como por exemplo a pouco mulheres terem conquistado o poder do voto e a abolição da escravidão ter ocorrido pouco antes, era algo que jamais poderia ser imaginado que em 1940, uma mulher negra ingressar em um curso de Engenharia Civil por uma universidade brasileira.

enedina
Enedina posicionada no canto esquerdo da foto.

Anos iniciais da vida de Enedina

Primeiramente, uma das pioneiras da Engenharia Civil, nasceu em Curitiba. Filha de doméstica, foi criada na casa de um delegado para quem sua mãe trabalhava.

Portanto, por ter a mesma idade da filha desse delegado, ele a matriculou na escola para fazer companhia a sua filha, assim podendo ser alfabetizada.

Logo após, ingressou na Escola Normal, onde foi qualificada para trabalhar como professora no interior do estado

Após um tempo, acabou voltando para a capital, onde começou um curso complementar pré-Engenharia.

Carreira na Engenharia

Em 1945, Enedina se forma em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entrando pra história como a primeira mulher a se formar em Engenharia no estado.

Um ano após a sua formatura, tornou-se Auxiliar de Engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. Após isso, em 1947 foi transferida para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, trabalhando no plano hidrelétrico do Paraná e no aproveitamento das águas dos rios da região.

Considerado dentre os maiores feitos profissionais de Enedina, foi a participação na construção da Usina de Capivari-Cachoeira. Outras obras que se destaca na sua carreira é a construção do Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba (CEU).

usina
Imagem da Usina Usina de Capivari-Cachoeira.

Final da carreira de Enedina

Com sua carreira já estruturada, a Engenheira entre os anos de 1950 e 1960, se dedicou a conhecer o mundo e outras culturas. Em 1962 ela se aposentou, recebendo reconhecimentos pelos seus feitos na profissão.

Assim, Enedina faleceu em 1981, tendo em 1988 uma rua da cidade de Curitiba recebendo seu nome. Nos anos 2000 foi imortalizada no Memorial à Mulher, ao lado de 53 outras mulheres pioneiras no Brasil.

Por fim, em 2006 foi fundado o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, em Maringá-PR.

enedina

Share this article
Shareable URL
Prev Post

A diversidade que prepara e transforma equipes.

Next Post

O Futuro do Design e da Indústria

Read next