Categorias

Engenharia Florestal: O que você precisa saber!

Pelo nome, já sabemos que essa engenharia envolve florestas, certo? Certíssimo, o conhecimento do Engenheiro Florestal está relacionado a tudo sobre elas, desde o entendimento de ecologia, passando pela conservação de água, solo e seres, até o seu manejo.

A Engenharia Florestal alcança seu destaque visando o melhor aproveitamento das florestas e a utilização sustentável dos recursos naturais. 

Vamos nos aprofundar um pouquinho?


Como o Engenheiro Florestal trabalha?

O Engenheiro florestal, visa à produção de bens oriundos da floresta ou de cultivos florestais, através do manejo de áreas florestais para suprir a demanda por seus produtos. 

O Engenheiro Florestal pode trabalhar na gestão ambiental das unidades de conservação e preservação, no manejo integrado de bacias hidrográficas e da fauna silvestre, na criação e execução de projetos de arborização e paisagismo e estudo de impactos ambientais. Podendo também realizar o planejamento de propriedades rurais e zoneamento ambiental.

Se você optar por essa carreira pode trabalhar ainda no sensoriamento remoto, focando no gerenciamento de softwares ligados às áreas florestais e ambientais e também nos cadastros técnico multifinalitários (sistema de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, constituído por uma componente geométrica e outra descritiva que lhe conferem agilidade e diversidade no fornecimento de dados para atender diferentes funções, inclusive a de planejamento urbano).

No manejo florestal, irá trabalhar com o planejamento e gerenciamento da produção e organização florestal, ser responsável pela colheita e transporte de produtos florestais. Além de realizar o licenciamento de projetos e a administração de empresas e projetos florestais.

Há também o setor de Silvicultura, onde é feito o desenvolvimento de tecnologias de melhoramento florestal, aplicação de técnicas de florestamento e reflorestamento e aplicação de práticas de proteção florestal. Onde são desenvolvidas técnicas de sistemas agrossilvipastoris e silviculturais em geral, tecnologias de produção de culturas regionais e também produção de produtos não madeireiros da floresta.

Você poderá se especializar também na tecnologia de produtos florestais, realizando diversas práticas que envolvem a madeira, identificando-a e caracterizando-a, fazendo o processamento mecânico e industrial e sua secagem e preservação. Também poderá desenvolver projetos de construções florestais.

Outra área de atuação é a de mensuração florestal, que aborda o monitoramento do crescimento e produção florestal, quantificação e avaliação técnico-econômica de usos múltiplos da madeira, de produtos florestais madeireiros, não-madeireiros e da biomassa florestal, além da modelagem e simulação florestal. Sendo assim, vai sobrar pra você avaliar, pesquisar e desenvolver instrumentos empregados em medições florestais e métodos estatísticos empregados na quantificação dos recursos florestais.

Onde o Engenheiro Florestal poderá trabalhar?

Atualmente o campo de trabalho do Engenheiro Florestal abrange não só as grandes indústrias de carvão, celulose e madeira serrada, mas também nas agências governamentais, por exemplo, trabalhando para manter as áreas protegidas e fiscalizar o uso das áreas utilizadas pela iniciativa privada. 

Além disso, as agências de certificação, onde esse engenheiro cria meios para que os consumidores conheçam o comportamento das empresas florestais em relação ao ambiente. Há espaço para trabalhar também como consultor independente, alavancando a formação de culturas florestais em pequenas, médias e grandes propriedades florestais, gerando benefícios para as pequenas comunidades e para a sociedade em geral. 

Por fim

A sociedade em si, tem dependência direta com o produto de origem florestal, já que consumimos no nosso dia a dia uma ampla gama de produtos de origem de recursos madeireiros e não madeireiros, exemplo disso são os móveis das nossas casas, as sementes e os óleos que utilizamos na nossa alimentação ou nos nossos cosméticos.

Sendo assim, é responsabilidade do profissional com a sociedade o manejo e conservação do meio ambiente e das bacias hidrográficas, a visão dos impactos ambientais de projetos e a recuperação de áreas degradadas.

Além disso, os avanços que o país vem fazendo na aplicação de práticas de regeneração e melhoramento da utilização das áreas florestais, são graças aos profissionais da área. 


Engenheiro automotivo, habilidades que deve ter.

 

Postagens Relacionadas