Todos nós temos no mínimo um item em casa que foi projetado por um engenheiro mecânico, ou você vai me dizer que vive sem uma geladeira? Você conhece a engenharia mecânica? Vem conferir com a gente!
Assim sendo, por todos os lados contamos com máquinas ou equipamentos que tiveram a inteligência de um engenheiro mecânico por trás, como carros, tubulações, aviões, usinas de geração de energia, aparelhos de ar condicionado, aviões e exploração de petróleo.
Nesse sentido, a Engenharia Mecânica é uma das áreas de engenharia mais antigas da história. Desde sempre, o ser humano cria instrumentos e ferramentas para aumentar a competência das pessoas e tornar a vida muito mais simples.
Foi em 1847, com a Revolução Industrial e com o advento da máquina a vapor que a Engenharia Mecânica foi realmente oficializada e não parou nunca mais.
Já pensou fazer parte do desenvolvimento econômico do país?
Quais as principais atividades dos Engenheiros Mecânicos?
São eles os responsáveis pelo projeto, análise, construção, operação, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos a fim de servir a um objetivo útil e resolver um problema.
Se você optar por esse curso, você poderá projetar e desenvolver motores, máquinas, veículos, estruturas metálicas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.
Também pode liderar equipes de produção e manutenção, atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, projetar usinas e fábricas e atuar no controle de qualidade, por exemplo.
Você também poderá realizar a escolha e dimensionar o material a ser utilizado, fazer os moldes das peças, criar protótipos e testar os produtos, desafiante e encantador, né?
Onde você pode trabalhar?
Esses profissionais podem atuar em uma infinidade de indústrias, como a aeronáutica, de automóveis e naval.
Também pode trabalhar em empresas do setor de consultoria de projetos industriais e de energia, além de poder seguir carreira acadêmica em universidades e centros de pesquisa.
Você poderá ser requisitado por indústrias de diversos setores. A aeronáutica e a automobilística são as mais tradicionais, mas há também possibilidade de serviço em setores distintos, como o de vendas em fabricantes de equipamentos mecânicos e máquinas em geral, já que seus conhecimentos técnicos poderão ser agregados à área comercial impulsionando as vendas.
Contudo, os softwares e demais ferramentas tecnológicas fazem parte do dia a dia das empresas, tornando imprescindível que você, uma vez engenheiro mecânico, tenha interesse por recursos que ajudem a otimizar o seu trabalho e que se mantenha sempre atualizado.
Dessa forma, será possível, inclusive trabalhar na exploração de petróleo, desenvolvendo máquinas e equipamentos para a perfuração de poços e transporte do óleo e do gás.
E já pensou atuar em biociências? Isso mesmo!! Assessorando hospitais, clínicas e laboratórios em diversos projetos.
Nesse sentido, ainda você pode ser o dono do seu próprio negócio trabalhando como autônomo, realizando consultoria de projetos industriais. Show? Sim ou com certeza?
Conclusão
Portanto, como você viu, o Engenheiro Mecânico possui uma infinidade de opções a escolher para construir sua carreira profissional, tendo em vista que essa Engenharia é imprescindível para a economia de qualquer país nas mais diversas esferas da indústria (automotiva, naval, aeronáutica, metal-mecânica, agrícolas, etc.).
Assim como nos segmentos comerciais, judiciais e criminal (sendo perito e elaborando laudos sobre máquinas e equipamentos), construção civil e muitos outros.
Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?
Saiba aqui de onde vem o símbolo da engenharia!