Categorias

Engenharia Mecatrônica: Curso, profissional e atuação

Se você gosta de mecânica, e tem interesse em trabalhar com ela, essa engenharia se encaixa no seu perfil. O profissional engenheiro mecatrônico é quem projeta, desenvolve e implementa equipamentos mecânicos na indústria e, por meio de computadores, os automatiza para melhorar a eficiência. Vamos conhecer ENGENHARIA MECATRÔNICA!

Já pensou você envolvido nessa experiência? Você também será capaz de operar e fazer a manutenção de máquinas industriais.

Essa engenharia une conhecimentos de mecânica, eletrônica e computação, e permite que o profissional habilitado nela trabalhe com máquinas que funcionam isoladamente ou com máquinas que controlam o funcionamento de outras máquinas e que não necessitam da intervenção humana.

Outras atividades presentes nessas engenharias são a pesquisa, o desenvolvimento e a implantação de softwares para operar equipamentos.

Esse profissional sintoniza sua rotina com inteligência artificial, robótica, sistemas embarcados, dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica, modelagem, prototipagem 3D e programação de computadores. 

Como o Engenheiro Mecatrônico trabalha?

Existem algumas áreas em que o engenheiro mecatrônico pode atuar, como a automação, a manutenção, de projeto e de software. Esse engenheiro desenvolve máquinas e sistemas responsáveis por automatizar diferentes tarefas realizadas pelo ser humano.

Na automação, esse engenheiro estará apto a automatizar equipamentos mecânicos ou outros sistemas que necessitem de automatização. 

Já na manutenção, ele será responsável por fazer a manutenção dos sistemas automatizados e detectar melhorias que potencializem o funcionamento dos equipamentos já existentes.

Para a parte voltada a projetos, ele poderá projetar e implementar equipamentos mecânicos para serem usados em linhas de produção nas indústrias.

E, na atuação voltada para software, esse engenheiro estará capacitado para desenvolver e implantar softwares de automação para a operação de equipamentos mecânicos. 

Onde você como Engenheiro Mecatrônico poderá trabalhar?

Consegue encontrar boas oportunidades em variados segmentos, pois as cadeias de produção e processos operacionais estão se tornando mais inteligentes e conectados. E para implantar essas mudanças, haverá alta demanda por esse profissional no país.

Você já pensou em como o uso de equipamentos mecânicos que são controlados por computadores aumentou? Na indústria, por exemplo, já existem até departamentos inteiros comandados somente por robôs, e para isso acontecer essas industrias requerem profissionais especializados.

E para que o setor industrial vencesse a crise econômica, foi necessário modificar o sistema de produção para reduzir os custos e aumentar melhorar a eficiência. Como isso foi possível? A resposta é simples: investindo na automação dos processos.

Todo setor que emprega sistemas robóticos necessita de engenheiros mecatrônicos, mesmo em indústrias química, automobilística, aeronáutica, naval e de petróleo e gás. Empresas de tecnologia da informação e de integração de sistemas de automação também buscam contratar o engenheiro mecatrônico para trabalhar na área de desenvolvimento de softwares. 

Sendo assim, o engenheiro mecatrônico pode atuar em todos os ramos do setor industrial, como automotivo, metalúrgico, de autopeças, e de eletrodomésticos.

Conclusão

Você, uma vez, engenheiro mecatrônico, terá sua atuação muito voltada para a tecnologia, objetivando otimizar processos e facilitar a vida das empresas e consequentemente das pessoas. O seu trabalho será direcionado para o projeto, a operação e a manutenção de máquinas e equipamentos que compõem os processos automatizados de indústrias, e também para o desenvolvimento de dispositivos inteligentes em produtos e processos.

Já pensou em trabalhar com robôs, inteligência artificial e adaptação de softwares? Sempre pensando em aperfeiçoar a segurança e desempenho dos processos, reduzindo os custos. Podendo voltar sua atenção também para sistemas de automação residencial e predial, equipamentos hospitalares e projeto de sistemas digitais.

Além disso tudo, é importante ressaltar a valorização desse profissional no mercado, tanto com a questão de empregabilidade, como com a questão de remuneração. Isso tudo devido à competitividade entre indústrias e à necessidade de modernização de seus parques tecnológicos.


Engenharia de Materiais tudo sobre aqui!

Postagens Relacionadas