Categorias
geógrafo

Geógrafo: tudo que você precisa saber da profissão

O que você pensa quando vem a palavra Geógrafo na sua cabeça? Talvez em algo relacionado à Educação, certo? Professor de Geografia? Pois sim, o profissional chamado de Geógrafo é tanto formado em Licenciatura (geralmente profissionais da Educação) ou no formato bacharelado. Hoje falaremos um pouco do profissional formado em Bacharelado.

Obviamente são profissões distintas visto que, o Bacharel possui habilitação técnica para emissão de laudos, para isso precisa estar registrado e em dia com o CREA. Porém essa profissão é bem mais ampla do que imaginamos, convido vocês a conhecer um pouco!

geógrafo

O que faz um Geógrafo?

Primeiramente, um profissional dessa área atua em questões que envolvem a ocupação humana no espaço físico do planeta, como por exemplo estatísticas populacionais, fluxos de migração, questões sociais e econômicas. Além disso fazem trabalhos na área de cartografia, planejamento do ambiente urbano, questões ambientais.

Todos esses fatores citados se tornam base para elaboração de bancos de dados para estudos para utilização do espaço físico. Outros segmentos interessantes desse profissional, envolvem monitoramento do meio ambiente, estado de solos e rios e todos os elementos presentes no planeta.

geógrafo

Quais são as principais áreas de atuação desse profissional?

Como abordado anteriormente, essa área é bem extensa havendo necessidade até de uma especialização maior dependendo de qual caminho for seguir. Abaixo veremos algumas dessas áreas, vamos lá?

Meio ambiente e estudos ambientais

Estudos de impactos ambientais, relatórios de impactos ambientais, laudos técnicos, manejos de recursos naturais, projetos de áreas degradadas, gerenciamento ambiental, controle do uso de bacias hidrográficas, projetos de prevenção de processos erosivos, recuperação de áreas.

Planejamento Urbano e Populacional

Elaboração de planos diretores de cidades, organização territorial, gerenciamento e implantação de redes de transportes, análise de regiões para planejamento, estudos populacionais em geral (econômico, cultural, políticos, dentre outros).

Cartografia e Agrimensura

Realização de mapeamento, análise topográfica e de relevo, interpretação fotogramétrica, imagens de satélite, radar e geoprocessamento.

geógrafo

Remuneração média

Segundo o site salários essa profissão está com uma grande demanda nos últimos meses aqui no Brasil, bastante buscados por empresas de serviços de Engenharia. O salário médio para o mesmo depende muito do nível hierárquico dentro da empresa e tempo de experiência, porém está em uma média de R$ 4.309,19.

Esse profissional tem uma enorme gama de possibilidades de atuação. Apesar de haver uma necessidade grande de especialização, por abranger muitas áreas importantes na Engenharia.

Caso ainda não seja a sua escolha de curso, acesse o nosso Guia das Engenharias e conheça as outras possibilidades.

Postagens Relacionadas