Categorias

MULHERES E ENGENHARIA MECÂNICA: MERCADO DE PRECONCEITOS?

As mulheres têm ocupado importantes cargos em empresas de engenharia. É muito comum a presença de mulheres na Engenharia Civil, Engenharia de Produção e diversas outras. Porém esta presença na Engenharia Mecânica ainda é pouco explorada. Existe algum motivo específico? Este mercado é preconceituoso com a presença feminina?

Este artigo visa explorar alguns fatores que contribuem para que os cursos de Engenharia Mecânica possuam poucas alunas mulheres e como consequência, o mercado de trabalho seja também desprivilegiado destas profissionais. Outro objetivo, porém, é apresentar segmentos interessantes e que muitas mulheres têm se destacado dentro deste mercado.

AMBIENTE ASSUSTADOR?

Ao se analisar o local de trabalho de um Engenheiro Mecânico, pode surgir aí um pequeno fator que talvez assuste um pouco as mulheres, durante a fase de procurar uma profissão. Apesar de existirem diversas normas de gestão organizacional, que procuram manter as indústrias em um nível de organização, limpeza e ruídos controlados; vistas de seu exterior estas indústrias costumam assustar um pouco as pessoas.

Indústrias siderúrgicas, por exemplo, são grandes geradoras de ruídos e, devido ao seu processo, emissoras de partículas de poeira no ambiente. Para quem conhece o processo siderúrgico, ele é encantador, criar o aço, ou transformá-lo em um produto é algo fantástico aos olhos de um Engenheiro ou qualquer outro profissional da área. Mas para quem não é familiarizado com este processo, isto pode parecer algo insalubre ou mesmo perigoso. De fato, indústrias siderúrgicas estão entre as responsáveis pelos mais graves acidentes do trabalho.

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Desse modo, as indústrias automobilísticas são algumas das grandes contratantes de Engenheiros Mecânicos. Seja talvez deste fato que tenha surgido um grande mito, que o Engenheiro Mecânico só trabalhe no segmento automobilístico. E fato é que uma considerável porcentagem das mulheres não tenha grande interesse pelo funcionamento de um veículo.

MULHERES AUDITORAS

Dentre as áreas que atraem mulheres na Engenharia Mecânica, e que são áreas muito organizadas, talvez o motivo de elas se destacarem; são as auditorias dos sistemas de gestão e qualidade. Indústrias, para atenderem a determinadas exigências dos órgãos de saúde, governo ou mesmo exigências de clientes e normas internacionais de fabricação; devem passar por auditorias internas e externas para avaliar se atendem às exigências de determinada norma.

Preparar as indústrias ou avaliar se estas atendem aos critérios são atividades que a cada dia são desempenhadas por mais mulheres do que homens. Mulheres possuem características avultadas de observação, organização e muitas vezes são muito exigentes. O que as fazer auditoras rigorosas!

MULHERES VENDEDORAS TÉCNICAS

Da mesma forma, os setores de vendas técnicas, são seguimentos que a cada dia vêm exigindo profissionais graduados para desempenhar as funções, visto que estes profissionais devem conhecer a fundo o funcionamento do produto que estão vendendo.

Vender uma máquina exige além de habilidades de comunicação, negociação e persuasão; conhecimento técnico do produto, suas características, potência, produtividade, insumos e muitas outras características que o Engenheiro Mecânico conhece a fundo e sabe muito bem calcular ou especificar.

Portanto, somar as características de vendas e comunicação; por muitas vezes dominadas por mulheres, às características técnicas desenvolvidas no estudo de um curso superior de Engenharia Mecânica; forma um profissional de excelente visibilidade pelo mercado.

Para concluir, é muito importante ressaltar o desejo que este artigo seja um motivador de mulheres para ingressar nos cursos de Engenharia mecânica e privilegiar este mercado que ainda é carente da presença feminina. Por fim, outro desejo é de quebrar a falsa visão que o mercado de Engenharia Mecânica é preconceituoso com a presença feminina, muito pelo contrário esta presença contribui significativamente com o desenvolvimento do mercado e abrangência de áreas para um Engenheiro Mecânico atuar.

Finalmente, agradecer e ressaltar a importância das mulheres que já atuam nesta profissão é outra função deste artigo. Muito obrigado a todas as Engenheiras Mecânicas que desafiam e contribuem para uma indústria livre de preconceitos!

Postagens Relacionadas