Categorias

Sistema Kanban para redução de custos

Antes de tudo, a implementação do sistema Kanban e as vantagens que ela proporciona, ajudam a organizar melhor as atividades, tornando os processos mais estruturados e melhorando o fluxo de informações – o que leva à maior eficiência operacional. Com isso, é possível obter a redução de custos.

Veja, abaixo, algumas delas e como elas contribuem para essa diminuição:

kanban

DESBUROCRATIZAÇÃO DE PROCESSOS

Como o sistema Kanban faz com que os controles sejam realizados por meio dos cartões, ele reduz — ou elimina — a necessidade de elaboração de documentos formais e requisição de autorizações, que atrasam os processos e impactam na produtividade.

AGILIDADE NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS

Nesse sentido, com a diminuição da formalidade nos processos, eles se tornam mais ágeis, aumentando a produtividade e impactando nos custos.

Mesmo que não seja uma redução direta, isso ajuda a aumentar a capacidade produtiva e aumentar a eficiência – necessitando de menos recursos para alcançar um resultado satisfatório.

kanban

ADOÇÃO DE MÉTODO DE PRODUÇÃO “PUXADA”

Como dito anteriormente, a ideia do sistema Kanban é garantir que apenas as quantidades adequadas de materiais sejam disponibilizadas para a realização do processo produtivo.

Isso é chamado de sistema puxado pois esses itens são requisitados apenas quando há a necessidade de utilização e são mantidos, apenas, em um volume suficiente para atender a produção.

Em muitos casos, sem a aplicação do sistema Kanban, ocorre o contrário: os materiais são disponibilizados antes mesmo de serem necessários e, normalmente, as quantidades são maiores do que a produção requer.

REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTOQUES

Com o sistema puxado, a ideia é manter apenas o estoque necessário para suprir a produção e para atender a demanda dos clientes. Sendo assim, tanto o estoque para abastecimento quanto o estoque para vendas são programados para não haver excessos, e para isso os sistema kanban ajuda muito.

Vale lembrar que todo o estoque de uma empresa é formado por meio do investimento do capital de giro na aquisição dos produtos. Quando há o excesso de itens parados, além do desperdício de dinheiro — que poderia ser investido em outras questões — há o aumento dos custos, que ocorrem pela necessidade de mais espaço, mão de obra, máquinas e equipamentos para fazer sua gestão.

Além disso, evita o erro de imobilizar o capital de giro adquirindo itens que ainda não se sabe se serão necessários. Por consequência, a disponibilidade de capital em caixa é maior.

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS

O gerenciador do projeto, na figura do Scrum Master, deve trabalhar de forma multidisciplinar, buscando soluções inovadoras para que os problemas sejam solucionados da maneira mais rápida possível.

Como vimos, o sistema Kanban auxilia na redução de custos e é uma ferramenta simples e barata de ser aplicada em uma empresa. Com a melhoria que ela proporciona aos processos, é possível aprimorar a gestão de custos e tornar as operações mais eficientes.

Ou seja, apesar de ser uma solução de aplicação operacional, seus benefícios alcançam outras áreas e seus respectivos resultados.

Quer saber mais? Me encontre nas redes sociais – Eng.henriqueoliveirass , por lá falamos diariamente sobre assuntos correlatos!

Até o próximo post.

Postagens Relacionadas