Categorias

Treinamento e capacitação, a base da Melhoria Contínua!

Treinamento é um processo instrutivo, utilizado nas organizações como ferramenta estratégica. Tendo assim, como objetivo gerar crescimento e mudanças de comportamento profissional e pessoal.

Nesse sentido, capacitação é caracterizada como uma abordagem de aprendizado, referenciando a conteúdos didáticos. Com conceito de obter conhecimentos necessários para determinada finalidade ocupacional.

Fonte: corporate.pearson.com.br


E relembrando, Melhoria Contínua é a prática adotada pela grande maioria das empresa,  está relacionada à capacidade de resolução de problemas. Assim, devem ser alcançados de modo gradativo na aprendizagem organizacional.

Desse modo, a maioria dos programas de capacitação, tem a intenção de gerar mudanças de comportamentos controladores e conservadores, para atitudes proativas e inovadoras, melhorando assim, a gestão de equipe e sua capacidade de criação.

Entretanto,  também geram, dentro das empresas, que a base de qualquer programa de Melhoria Continua é o treinamento/capacitação. Usando como fundamentando que o papel de desenvolver o foco e assertividade nas atividades propostas e no preparo individual dos funcionários.

E como funciona?

Saindo um pouco desse universo corporativo. Você ver jogos esportivos? Repare na seleção brasileira, veja que para gerar resultados significativos  todos (as)  precisam analisar e estudar seus oponentes. Nesse caso, uma forma de capacitação, assim como os aprendizados das táticas de jogo.

Sendo assim, o treinamento fica bem localizado, nos treinos repetitivos com base nas capacitações estudadas.

brown foosball table closeup photography


Viu como essa junção, mostra na prática a melhoria contínua e entrega de resultados?! Agora é só levar esse mesmo pensamento ao mundo empresarial.

Do mesmo modo, temos a necessidade de treinar e nos capacitamos para geramos resultados positivos para as empresas e desenvolver a Melhoria Contínua dentro de qualquer fase do processo.

Dessa forma, as empresas também devem investir na sua equipe e provocar neles o protagonismo.

BENEFÍCIOS para as empresas

É visível e comprovado que a utilização de técnicas e ferramentas, bem como padronização nas empresas aumenta o nível de produtividade e qualidade de produtos e serviços, caso seja empregado de forma estratégica/ fundamentada e constante.

A utilização das ferramentas estratégicas como treinamento e capacitação como base para melhorias constantes, resulta para as empresa impactos positivos como:

E agora?

Agora você já conhece dos benefícios, relembrou de exemplos que deram certo tanto na ficção (Capa, La casa de Papel), e na realidade com a nossa seleção de futebol.

É preciso  também colocar seu time em campo, passar as instruções, delegar todos os procedimentos das próximas etapas, comprometimento de todos e investir  em todos os âmbitos nesse aprendizado.

Todavia, um processo que vai desde o Onboarding, até do caminho que os integrantes das equipes precisarem desenvolver ao longo da carreira.

Gratidão! E até o próximo artigo.

Postagens Relacionadas