Categorias
estudante

E depois que eu fiz a matrícula?

Seja sincero, você estudou a grade curricular do seu curso antes de iniciar? Se sim, vamos ver se concorda com as dicas e se não, não se preocupe, é o que acontece com a maioria dos recém-chegados. Mas, e depois que eu fiz a matrícula?
Fonte: Pixabay.

Vamos imaginar!

Imagine comigo: último ano do ensino médio, aquela tia gente boa perguntando o que você fará depois do ensino médio no almoço da família, o primo que “deu certo na vida” contando como sua vida maravilhosa está fluindo super bem e você tendo que escolher entre diversas opções, fazer vestibular, ENEM, isso quando não tem que conciliar tudo com cursinho, trabalho e vida social, ficamos sob pressão “né” minha gente?

É natural buscarmos um curso que tenha a nossa cara, mas até que ponto vai essa investigação sobre que mundo você vai encontrar após a matrícula? É sobre isso que vamos falar aqui é esperamos que faça sentido!

Vamos supor que toda fase de dúvidas já passou e agora você está na faculdade (risos), tudo deu certo, finalmente! (poderíamos falar sobre como é fácil entrar e difícil sair, mas isso é assunto pra outro artigo), voltando ao tema, você agora é um universitári@!

O que você precisa saber pra não ter dúvidas sobre “O que posso fazer durante a graduação?”.

Vamos lá, Dica número um!

A primeira dica é chegar na sua faculdade e buscar algum guia sobre as matérias durante o curso. A partir disso você pode trabalhar no seu planejamento.

Por que isso é importante? Saber o que está previsto para cada semestre facilita a organização para participação de atividades extracurriculares, como Estágios, Centros Acadêmicos, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além das atividades (provas, trabalhos e projetos) que você precisará executar para ser aprovado nas disciplinas curriculares.

Fonte: Pixabay.

Reprovei e agora?

A segunda dica é a resposta para algumas perguntas, como: Meu planejamento “tá” perdido? Desde já, saiba que às vezes é necessário recalcular a rota. Em muitas faculdades há a necessidade de cumprir uma matéria antes de iniciar outra, isso é o que chamamos de “pré-requisito”, portanto, se você reprovou em uma matéria que é pré-requisito pra outra, você vai precisar fazê-la de novo.

Se sua faculdade possui entrada anual no curso você pode esperar para fazer a matéria no próximo ano ou buscar a mesma matéria em algum curso diferente já no próximo semestre, isso faz com que você diminua “atrasos” para a conclusão, mas, tenha ciência, que possivelmente você cursará essa matéria com outra turma.

estudante
Fonte: Pixabay.

Esteja atento(a) às matérias semestrais que abrem em outros cursos, para que seja possível cursar e validar dentro do seu curso. Parece complexo, mas não é! E em caso de dúvidas, certifique-se com a secretaria ou coordenação, para verificar como isso funciona na sua universidade. Agora, caso seu curso possua entrada semestral na universidade, você pode verificar se essa matéria está disponível no próximo semestre para o seu próprio curso.

Dica número três!

O guia do curso também servirá para você saber quais matérias optativas estão disponíveis na sua faculdade. Em muitos casos, além das matérias da grade curricular comum, você também poderá dedicar uma carga horária do curso para disciplinas optativas. E, sabendo o que é ofertado, você pode escolher o que mais se encaixa nos seus objetivos.

Dica número quatro!

Além das disciplinas que contabilizam a carga horária total do curso, muitas faculdades também possuem carga horária em atividades complementares, então, pra não chegar na 9º fase e precisar fazer todas as horas complementares do curso em um  único semestre, Você pode realizar isso durante o curso.
Isso pode ocorrer com a  participação em projetos internos da faculdade, eventos como o Sob Pressão, que vai acontecer dia 11 de agosto, e também, de Semanas Acadêmicas, Seminários, Congressos, Programa Crea Júnior, Empresa Júnior, ações sociais, entre outras iniciativas que emitam certificado de participação com horas complementares.

Dica bônus!

Planeje o tema que vai escolher para o  sei trabalho de conclusão de curso (TCC)! Busque professores e a área que você se identifica para fazer o projeto e executar em tempo hábil, principalmente caso envolva experimentos em laboratório ou a campo. Verifique a disponibilidade de local, materiais, capital humano e condições climáticas (dependendo do caso). Tudo isso é imprescindível para o sucesso do seu trabalho.

O start parece ser confuso, afinal você está entrando em um mundo desconhecido. Contudo, se por ventura o seu curso não tiver um guia específico, procure por veteranos e professores, você encontrará alguém disposto a ajudar. E se você percebeu, tudo gira em torno da palavra planejamento. Claro que imprevistos acontecem, mas recomendamos que faça o possível para que todos os seus planos saiam do papel durante esse período.

Portanto, estas foram algumas dicas para quem está iniciando ou pra quem ainda se sente perdido(a). Assim, se sentiu falta de alguma, escreva pra gente, vamos adorar ler suas sugestões! E lembre-se que elas podem ajudar mais acadêmicos e futuros acadêmicos também!

Postagens Relacionadas