Categorias

O uso de Drones no Agronegócio brasileiro

Os drones hoje são peça chave em nossas vidas, com o aumento populacional e a crescente demanda por alimentos ao redor do mundo exigirão que os países aumentem a produção agrícola de suas culturas, com a elevação dos índices de produtividade, em detrimento a uma estabilização ou até diminuição da área plantada.

Fonte: CONAB,2018

O crescimento da produtividade agrícola, sem grande impacto ao meio ambiente, é uma verdadeira revolução no campo, utilizando dados, tecnologia e inteligência territorial como ativos de alto valor.

É aí que os Drones entram, ou melhor, os VANTs.

Por meio de plataformas de levantamento, mensuração e aplicação aéreas, denominadas VANT (sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado) ou Drone, é possível a execução de atividades de monitoramento, avaliação e de apoio à tomada de decisão quanto ao aperfeiçoamento do manejo de lavouras e de rebanhos em propriedades rurais de qualquer escala de produção.

Sendo visto como uma alternativa tecnológica na  Agricultura  de Precisão que, auxilia o agricultor, os  administradores  e/ou  engenheiros a  tomar  decisões mais assertivas dentro  da propriedade rural.

Drone na agricultura

Potencial de Mercado

Assim, nota-se  que  existe  um  nicho  de mercado a ser explorado, devido a uma crescente demanda por este tipo de produto, porém com alguns  pontos  que  devem  ser  aprimorados  para  o  êxito  do  uso de drones, como melhor  divulgação  das empresas  que  atuam  neste  segmento,  consultoria  e  cursos  aos agricultores e assistência técnica nos principais polos do agronegócio brasileiro.

A Agricultura de Precisão é uma prática agrícola que se baseia na utilização de softwares computacionais que se utilizam de estudos da variabilidade do solo e do clima para um processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos, beneficiando a cultura.

Produtores que façam uso, portanto, da agricultura de precisão buscam tecnologias eficientes que reduzam os custos de produção, a poluição do ambiente por agrotóxicos e aumentem a produtividade.

Os drones evoluíram muito em poucos anos e passaram a contribuir em áreas que antes nem se cogitava sua presença, como na agricultura.

Hoje eles estão mais acessíveis e podem contribuir muito nas lavouras, auxiliando a gestão e permitindo até mesmo aumento da produtividade das culturas.

Listamos aqui os principais usos dos drones no agronegócio.

Acompanhamento das plantações

Através de fotografias tiradas pelos drones, é possível identificar:

  • Falhas no plantio
  • Locais com alta infestação de plantas daninhas
  • Ataque de pragas
  • Doenças
  • Excesso ou falha de irrigação

Isso ajuda na realização da agricultura de precisão, que considera as diferenças de cada parte da fazenda para realizar as operações agrícolas.

Demarcação de áreas

Com a visão aérea proporcionada pelo drone, você tem mais propriedade para fazer a demarcação de áreas. Assim, pode selecionar as melhores áreas para plantio, evitando que sejam ultrapassados limites.

O mesmo serve para áreas de preservação e fontes de água.

Monitoramento da fazenda

O drone também pode ser muito útil no monitoramento da fazenda, o que pode economizar tempo e recursos.

O monitoramento das plantações com recursos de alta qualidade, como são os drones, auxilia no planejamento da lavoura.

Outra vantagem é identificar problemas que não foram vistos, contribuindo para uma maior produtividade.

Drone para pulverização precisa

As tecnologias embarcadas permitem que os drones estejam cada vez mais precisos.

Por isso, alguns modelos possibilitam fazer pulverização em locais exatos. Isso reduz o gasto com produtos fitossanitários, realizando a aplicação apenas onde é necessário.

Com drones na agricultura, é possível obter economia de até 50% na aplicação de insumos.

Um dos grandes benefícios do uso de drone para pulverização de defensivos é a substituição de trabalhadores. Isso elimina risco de exposição, uma vez que também não há piloto embarcado.

Outras vantagens incluem: aplicações complementares, rapidez, precisão, qualidade e aplicações localizadas.

Monitoramento da Pecuária

Os drones também ajudam a facilitar a contagem do gado na fazenda.

Além disso, é possível verificar se há animais feridos, ausentes ou em nascimento, graças às câmeras de imagem térmica com que são equipados.

Os drones ajudam ainda a observar as condições dos pastos para saber se precisam ser reformados ou se estão adequados.

 

Postagens Relacionadas