Com certeza, você deve ter se perguntado ou se questionado: ”qual a ligação do CREA-CONFEA?”
Por isso, criamos este artigo para te orientar nesse sentido. Antes de mais nada, precisamos saber o que é o CREA, basicamente é sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo.
1- Conheça mais sobre o CREA
Segundo o site do conselho, o Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos Tecnólogos.
2- conheça mais sobre o CONFEA
Segundo o site do CONFEA, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são autarquias que surgiram a partir do Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933.
Eles são responsáveis pela verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da engenharia, agronomia e geociências. As competências do Federal e dos Regionais estão na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.
3- CREA-CONFEA
O chamado Sistema CREA-CONFEA é o conjunto formado pelo Confea e pelos Creas atuando de forma associada e coesa em prol de um objetivo comum: zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais.
O funcionamento do Sistema Confea/Crea, do qual o Confea é o órgão central, é orientado basicamente pelos seguintes eixos temáticos:
- Formação Profissional
- Exercício Profissional
- Organização do Sistema
- Integração Social e Profissional