Categorias
mapeamento de processo

Melhoria de processos, por onde começar?

Existem algumas ferramentas e metodologias para a melhoria de processos, que pode ser aplicadas a qualquer área de atuação!

melhoria continua

Melhoria de processos não é uma ferramenta ou uma metodologia apenas, melhoria contínua é a cultura de procurar estar sempre melhor.

Muitas pessoas acabam se confundindo quando falam sobre esse tema, muitas delas relacionam a algumas ferramentas específicas e por conta disso acabam “diminuindo” toda rede de metodologias e ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto para alcance contínuo de bons resultados.

MAS QUAIS SÃO ESSAS FERRAMENTAS?

Poderíamos passar por diversas páginas aqui falando sobre as ferramentas e metodologias existentes para melhoria de processos, mas nesse post quero trazer ao seu conhecimento, os principais (que são geralmente mais usados e ensinados), tais como: PDCA, KAIZEN, LEAN MANUFACTURING.

Em um post futuro podemos falar sobre outras que estão cada dia mais populares, como WCM e SIX SIGMA por exemplo.

PDCA É A ORIGEM DE TUDO?

Eu costumo ensinar em meus cursos e palestra que sim, que o PDCA é modelo mental que serve de base para as outras metodologias, cada uma com sua particularidade. O framework do PDCA tem na sua base:

PLAN (planejamento);

DO (desenvolvimento);

CHECK (controle);

ACTION (ação);

Tudo isso em formato de ciclo contínuo, analisando e verificando o andamento, assim como realizando ajustes necessários.

KAIZEN, RÁPIDO PARA RESULTADOS.

O Kaizen, assim como já falamos em uma série de artigos, traz um framewrok semelhante, porém com algumas pequenas diferenças na execução.

Nós geralmente utilizamos o kaizen para projetos de escopo menor, projetos mais rápidos onde conhecemos a causa primária. Dentro do kaizen passamos por 3 etapas principais: PREPARAÇÃO, EVENTO e FOLLOW UP.

LEAN MANUFACTURING, A CULTURA

O LEAN MANUFACTURING (manufatura enxuta), contrário ao que muitos pensam, não é uma ferramenta e nem é estruturada em formato de projetos.

A base do Lean manufacturing vem do respeito as pessoas. Estruturalmente falando, podemos destacar que o lean busca sempre diminuir o lead time (tempo do início ao fim de um pedido), garantir a qualidade na fonte e buscar por zero desperdícios, realizando apenas atividades que agregam valor ao cliente.

Então, sempre que falarmos de melhoria de processos, não se prenda as ferramentas ou metodologias, lembre-se sempre que o mais importante é garantir o resultado esperado, da melhor maneira possível, da forma mais barata e mais rápida.

Esse é básico esperado por quem atua na área!

Postagens Relacionadas