Categorias

Conheça a “Engenharia” por trás das datas comemorativas!

Nós, brasileiros, adoramos datas comemorativas, seja para fazer compras, presentear alguém querido, realizar uma viagem, ou pelo simples fato de ter um feriado e desfrutar do dia. E você sabia que essas datas movimentam o mercado brasileiro? Pois é, nesse post eu trouxe algumas informações sobre as datas comemorativas e como elas impulsam a economia.

Como surge as datas comemorativas

As datas comemorativas surgem para homenagear alguém, algum marco histórico, ou até mesmo para aumentar o lucro dos comércios.

Por outro lado, formalizar esta data já não é tão simples. É preciso criar uma lei que deve ser votada pelo legislativo e aplicada pelo executivo. Além disso, em alguns casos, pode ser criado a critério do presidente, governador ou prefeito, o que é discriminatório em relação ao espaço a ser governado.

Bem como, os feriados internacionais são aprovados na Assembleia Geral da ONU entre os países membros ou organizações reconhecidas. Por exemplo, feriado que é reconhecido mundialmente, é o 1º de janeiro conhecido como o Dia Mundial da Paz.

datas
Photo by david simmonds from FreeImages

Feriados

Fala-se muito da quantidade de feriados no Brasil, no entanto o Brasil é apenas o sétimo, ao lado da África do Sul, Peru e Grécia. Com um total de 12 feriados nacionais.

Confira a lista com os 12 feriados nacionais comemorado no Brasil:

Confraternização Universal: 1º de janeiro; Carnaval: data móvel; Cinzas (até as 14h): data móvel; Paixão de Cristo: data móvel; Tiradentes: 21 de abril; Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio; Corpus Christi: data móvel; Independência do Brasil: 7 de setembro; Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro; Finados: 2 de novembro; Proclamação da República: 15 de novembro; Natal: 25 de dezembro.

Entretanto, existem feriados municipais e estaduais como, padroeiro da cidade e aniversário da cidade é apenas local.

Como foi a popularização do dia das crianças

Posteriormente, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que foi sediado na cidade do Rio de Janeiro em 1923, o deputado Galdino do Valle Filho, propôs que dia 12 de outubro fosse celebrado o dia das crianças. O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.

Entretanto, a data não se tornou sucesso de primeira, foram necessários aproximadamente 30 anos para se popularizar. Nos anos 1960, uma ação da marca de brinquedos Estrela com a “Johnson & Johnson” emplacou a data.

datas comemorativas

Faturamento

No ano de 2020, as datas comemorativas representaram cerce de 34% do faturamento do e-commerce brasileiro, conforme pesquisada realizada pelam Webshoppers da Ebit Nielsen.

Enquanto isso, o natal, a data que mais movimenta o mercado, segundo Roque Pellizzaro Jr., presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Natal, sozinho, gera um faturamento equivalente a três meses normais do ano.

De acordo com o Ebit Nielsen, no de 2020, o faturamento das vendas online entre 10 a 24 de dezembro – período que compreende as vendas relacionadas ao Natal – foi de R$ 3,8 bilhões, alta de 44,6% na comparação com o ano anterior. Os brasileiros fizeram cerca de 8,1 bilhões de pedidos na internet durante o período natalino.

O maior dia dos pais de todos

Sobretudo, uma data bastante simbólica para os brasileiros é o Dia dos Pais e também para o E-commerce, pois foi considerado os maior de todos. A data surgiu nos EUA, em homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho.

Outras datas que movimentam o mercado

A data que é comemorada na ultima sexta-feira do mês de novembro é conhecida como Black Friday, como resultado é uma data exclusiva de vendas para o comercio e movimenta lojas físicas e virtuais.

A Páscoa é uma data religiosa, para os cristão e está associada a ressureição de Jesus Cristo. Não se sabe ao certo como surgiu a tradição de presentear as pessoas com ovos de chocolate. No entanto, alguns historiadores afirmam, que os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. Acima de tudo, a data é comemorada até nos dias de hoje e movimento o mercado.

datas comemorativas
Portrait of a cheerful young african man looking through magnifying glass isolated over white background

Fatos curiosos

Em países como Taiwan, Japão e Chile, os feriados que caem no fim de semana são transferidos para o próximo dia útil ou para a sexta-feira mais próxima.

Em uma pesquisada realizada pela empresa de consultoria americana Mercer, com 64 países, os países com mais feriados são: Índia e Colômbia, com um total de 18 feriados para cada um.

O motivo do coelho ser símbolo da pascoa, é que um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por esse motivo, anuncia a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.

Afinal de contas, qual a sua data comemorativa? Você gosta de presentear alguém ou prefere guardar o dinheiro para usar em outra data?

Postagens Relacionadas