Foi publicado o edital de concurso público para a Agência Nacional de Mineração (ANM), que oferta oportunidades para o cargo de Especialista em Recursos Minerais.
As vagas estão distribuídas em 6 unidades federativas do Brasil.
Interessados em concorrer às vagas podem se inscrever a partir das 10h de 17 de dezembro de 2021 às 18h de 10 de janeiro de 2022 no endereço eletrônico: https://www.cebraspe.org.br/concursos/ANM_21.
Requisitos
Para se candidatar ao cargo é necessário o diploma em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) , e registro no órgão de classe.
Valor da Inscrição
A taxa de participação é de R$ 132. Há possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea.
Vagas
As vagas estão distribuídas entre Distrito Federal (10 vagas), Minas Gerais (17 vagas), Pará (seis vagas), São Paulo (duas vagas), Bahia (duas vagas) e Mato Grosso (duas vagas).
Seleção
A seleção inclui provas objetivas, provas discursivas e avaliação do título. As provas estão programadas para o dia 10 de abril. Os exames terão duração de até cinco horas e serão compostos por 100 questões de múltipla escolha, 60 de conhecimentos específicos e 40 de conhecimentos básicos.
Atribuições do cargo
As atribuições do cargo estão voltadas às atividades inerentes ao fomento e à fiscalização da exploração e do aproveitamento dos recursos minerais, à fiscalização e à proteção dos depósitos fossilíferos, ao acompanhamento e à análise das pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral, à outorga dos títulos minerários, ao acompanhamento do desempenho da economia mineral brasileira e internacional, à implementação da política mineral, ao estímulo do uso racional e eficiente dos recursos minerais, à fiscalização sobre a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), à promoção e ao fomento do desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, direcionadas ao conhecimento, ao uso sustentado, à conservação e à gestão de recursos minerais.
Jornada de trabalho e salário
As vagas são efetivas e os novos especialistas em recursos minerais irão exercer jornada semanal de 40 horas com ganhos mensais de R$ 9.909,30.