Categorias

Dassault Systèmes acelera transformação digital e apoia impulso à sustentabilidade urbana

Fazendas verticais para melhorar a habitabilidade e reduzir os impactos ambientais.

Com mais da metade das pessoas vivendo em cidades, repensar a produção de alimentos, principalmente para atender o contexto urbano, é cada vez mais uma medida essencial. Isso significa, entre outras coisas, encontrar maneiras mais eficientes e sustentáveis de produzir e circular alimentos, usando menos espaço, reduzindo o consumo de água e encurtando a distância que a comida percorre para chegar aos consumidores.

Diante desse cenário, e à medida que as mudanças climáticas contribuem para ampliar a escassez de nossos recursos naturais, as tecnologias digitais têm um papel chave para impulsionar grandes mudanças no mundo agrícola. Por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, por exemplo, já é possível simular, testar e analisar diferentes técnicas agrícolas que inovam e otimizam o uso de recursos naturais. Uma dessas técnicas é a agricultura vertical urbana. 


Em contraste com a agricultura horizontal tradicional, a agricultura vertical é um método no qual as culturas são cultivadas umas sobre as outras. Assim, a agricultura vertical economiza espaço e permite que mais plantas sejam cultivadas por metro quadrado.

Para tornar isso possível, a plataforma 3DEXPERIENCE permite que as fazendas verticais possam encontrar soluções para otimizar o uso de espaço, água, temperatura e eletricidade para produzir frutas, legumes ou flores, 365 dias por ano em um ambiente totalmente controlado, sem uso de pesticidas e com um consumo de água severamente reduzido. 

A solução também torna possível avaliar a arquitetura, disposição de ativos e a adoção de diferentes materiais, desde a estrutura da fazenda até as várias estruturas necessárias para irrigação, ventilação e monitoramento. Dessa forma, novas fazendas verticais estão surgindo nos mais diversos modelos, dos prédios projetados para esse fim até espaços reaproveitados – como contêineres de transporte de cargas que podem cultivar produtos frescos ao longo do ano, independentemente da localização geográfica.

Por meio de tecnologias 3D e de recursos digitais como os Gêmeos Virtuais (Virtual Twins, em inglês), empreendedores, técnicos e organizações podem identificar rapidamente os pontos de atenção e simular, em tempo real, as características encontradas na área de cultivo. Combinado com o gerenciamento e a automação por meio de Internet das Coisas (IoT), a simulação permite gerenciar, analisar e controlar remotamente as fazendas de qualquer local.

Hoje, as soluções da Dassault Systèmes já estão ajudando diversas ações ao redor do mundo para impulsionar e apoiar a sustentabilidade urbana. Entre as iniciativas, destaque para o projeto francês Futura Gaïa, que tem como principal missão projetar, criar e vender uma solução de fazenda vertical indoor que seja capaz de produzir em solo vivo e com ambiente controlado.  

Para tornar isso possível, as fazendas do Futura Gaïa combinam agronomia de precisão e tecnologia de ponta. Neste contexto, a plataforma 3DEXPERIENCE permite aos operadores do projeto checarem as informações em tempo real, com insights precisos sobre o desempenho das unidades. Além disso, a solução também possibilita o uso de realidade virtual em que é possível simular a operação da fazenda antecipando e prevendo cenários a partir de registros de Big Data e Aprendizado de Máquina coletados do mundo real. 

Como resultado, a 3DEXPERIENCE possibilita que os gestores saibam exatamente como as coisas estão funcionando, visualizando o status atual de todos os seus equipamentos e condições de temperatura, umidade, dióxido de carbono e níveis de pH, por exemplo. Do mesmo modo, também possibilita que fazendeiros tradicionais otimizem suas áreas mesmo em épocas distintas do ano, otimizando o uso de recursos e maximizando a produção, não apenas na agricultura, mas também na indústria pecuária, entre outros ramos. 

Ao produzir alimentos mais próximos de onde são consumidos e otimizar espaço e recursos, as tecnologias de agricultura vertical podem ajudar a impulsionar a inovação para tornar as cidades mais sustentáveis e autossuficientes.  

Postagens Relacionadas