A engenharia mecânica é uma das áreas da engenharia mais promissoras, com boas perspectivas de ascensão na indústria. O engenheiro mecânico trabalha com a construção, a manutenção e o desenvolvimento de equipamentos e máquinas. Pode, também, fazer protótipos, realizar testes de produtos, planejar e instalar linhas de produção, ou fazer vendas técnicas. O estudante irá ter diferentes matérias, mas é preciso gostar e ter desenvoltura em matemática e física para ingressar neste curso.
O curso dura em média cinco anos. As qualificações deste profissional são diversas e o campo de trabalho é extremamente amplo. Segundo o Guia do Estudante, o mercado de trabalho está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê uma escassez de mão de obra nos próximos anos, antecipando, inclusive, a busca por profissionais no exterior.
E se ao invés de ter de buscar mão-de-obra internacional, a brasileira melhorasse a capacidade profissional estudando lá fora? A situação está cada vez melhor para quem pretende estudar engenharia mecânica no exterior. Além de os estudantes de engenharia serem bastante bem vindos em alguns países de imigração, o governo federal lançou há poucos meses o Ciências sem Fronteiras, um programa de bolsas de estudo para cursos no exterior de graduação e pós-graduação, promovido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, que prioriza áreas da ciência e tecnologia, entre elas a engenharia mecânica. (Para mais informações sobre as 75 mil bolsas disponíveis, visite o site oficial do Ciências sem Fronteiras.) Isso irá aumentar a possibilidade de ingressar em um curso de engenharia no exterior (em um convívio competente em relação à ciência e inovação), diminuirá os custos do estudante, e ainda proporcionará um imenso upgrade no currículo do profissional nacional.
Algumas instituições internacionais também oferecem bolsas de estudo para estudantes de engenharia, como é o caso da Universidade de Kent, Reino Unido, que tem a Lanigan Scholarship, uma bolsa no valor de £1.000 (equivalente a quase R$3.000) para ajudar no primeiro ano de estudos. Além disso, no Hotcourses Brasil, você pode pesquisar entre mais de 790 universidades e faculdades que oferecemcursos de graduação em engenharia mecânica no exterior e 339 cursos de pós-graduação.
Pesquise cursos de Engenharia Mecânica no Reino Unido, Estados Unidos, eAustrália
Saiba mais sobre o curso de engenharia aeroespacial
Bolsas de estudo e programa do governo facilitam estudar Engenharia Mecânica no exterior
26 de março de 2012
Read next
Lasers podem ser usados para comunicação espacial
18 de fevereiro de 2014
Lasers, os feixes de luz altamente concentrada que, já foram considerados inadequados para comunicações de longa…
2 min read
CEO recém-contratado do Starbucks, inova e leva líderes para o “frontline” das lojas com abordagem Lean.
3 de maio de 2023
Depois de ler esse título, vamos entender o que levou O CEO recém-contratado do Starbucks, Laxman Narasimhan, a…
3 min read
Qual importância de um currículo?
27 de dezembro de 2019
Ao contrário do que muitos profissionais pensam, o currículo não é apenas “um mal necessário”, que só mostra…
2 min read
O governador Geraldo Alckmin inaugurou sistema para despoluir rios de Mogi Mirim
13 de junho de 2012
Governo do Estado inaugura estação de tratamento que utiliza tecnologia de ponta e beneficia 68 mil moradores da…
2 min read