Categorias

CEO recém-contratado do Starbucks, inova e leva líderes para o “frontline” das lojas com abordagem Lean.

Depois de ler esse título, vamos entender o que levou O CEO recém-contratado do Starbucks, Laxman Narasimhan, a adotar a filosofia Lean. Cujo o objetivo é de alcançar o aumento da eficiência, reduzir o desperdício e melhorar a qualidade do serviço. Assim, essa estratégia de implementação do Lean na Starbucks tem como foco a maximização o valor para o cliente e a melhoria contínua dos processos da empresa.

Agora, esse sistema será aplicada e reconhecido na prática por todos nós. Dentro de uma maiores, mais reconhecidas empresas de café do mundo e segundo a Forbes é a marca de restaurante mais valiosa do planeta em 2023.

Fonte: www.forbes.com.mx

Contudo, o sentido é ir além, na busca pela filosofia Lean. Pois os termos ir ao Gemba, ou seja, no local onde o trabalho operacional nas lojas.  Que além de fazer os líderes entenderem melhor dos processos, oportunidades, impulsionarem a eficiência e qualidade do serviço. Juntamente, com a expertise da Frontline sendo um termo que pode ser traduzido como “linha de frente”. No contexto empresarial, refere-se às equipes que estão na operação direta de um negócio, ou seja, são responsáveis por realizar as tarefas e processos que geram valor para a empresa.

Dessa forma, também irá proporcionar que criem raízes, trabalharem na hierarquia horizontal em contato direto com os processos e permitindo que eles identifiquem oportunidades de melhoria em tempo real. Assim, trazendo os funcionários e consequentemente os clientes mais próximo da marca, criando um sentido de uma cultura de melhoria contínua.

Vamos entender o pouco mais dos conceitos dessa decisão do CEO, seu histórico para que isso se reflita assim e seus impactos que isso causará nessa organização.

Sobre o CEO

Laxman Narasimhan, é executivo de negócios indiano-americano, conhecido pelo seu perfil  e  suas experiências em liderança empresarial e estratégia corporativa. Ele foi um ponto focal fundamental para a transformação da Reckitt Benckiser em uma empresa mais focada e ágil.

Sendo assim, antes de integrar a Starbucks, Narasimhan trabalhou em várias empresas, recentemente pela Reckitt Benckiser como já citado,  depois Pepsico, McKinsey & Company e PepsiCo Americas Foods, onde foi também foi CEO da companhia.

Fonte:www.wsj.com

Há sete meses, o atual CEO, que anteriormente ocupava um cargo executivo, imergiu na empresa Starbucks ao assumir a posição de CEO futuro, realizando visitas em fábricas e recebendo treinamento dos profissionais barista em suas lojas. Isso o ajudou a compreender melhor se essa seria sim uma melhor decisão a ser tomada junto aos líderes.

E sobre a tomada de decisão aos líderes?

Por esse motivo, com as experiências citadas acima dentro da empresa, ele acredita que os líderes também precisam passar por essa experiência e como resultados além de tudo que falamos aqui ele também tem como ponto principal o escutar a Voz do cliente (VoC).Pois, VOC Trata-se de um termo utilizado para descrever o retorno fornecido pelos clientes a respeito de suas experiências e expectativas em relação aos produtos e serviços oferecidos. Assim, com essa análise poderão mapear as necessidades, expectativas e compreensão dos clientes para melhorar a qualidade dos produtos cada vez mais, entrando dentro do ciclo da Melhoria Contínua.

Vamos então utilizar como exemplo essa tomada de decisão, agora sabemos dos benefícios?!

Postagens Relacionadas