O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Canadá promoverá “caçada” por profissionais de engenharia no Brasil

Falamos recentemente por aqui sobre alguns países que estão buscando Engenheiros Brasileiros, e em especial o Canadá.
quebec_cnt_6nov09_istock_b
Como sabemos, o Brasil não está passando por um bom momento econômico, mas segundo o portal EXAME, o Canadá está em passando por um ótimo momento, principalmente a província de Québec, que está com boas perspectivas de emprego para brasileiros.

Caso você não saiba, Quebéc é a região canadense que fala o idioma francês, e irá promover uma verdadeira “caçada” por profissionais brasileiros que tenham boas qualificações. A demanda é grande, principalmente para profissionais da engenharia e de tecnologia da informação.
Para você ter idéia de como eles estão “loucos” por profissionais brasileiros, a assessora de prospecção e promoção do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Quebéc, Perla Haro Ruiz, irá percorrer diversas cidades do Brasil para ministrar palestras dando informações gratuitas sobre o programa de imigração de sua província durante o período de 2 a 27 de março.
main_445x280
O recrutamento internacional que o Quebéc está promovendo é parte da estratégia da província, para que as suas empresas mantenham-se competitivas nas áreas de tecnologia.
Temas a serem discutidos nos encontros:

  • Preparação do projeto de vida no Québec;
  • Procedimentos de imigração;
  • Perspectivas de emprego;
  • Características culturais;
  • Valores da sociedade ;

Para você que tem interesse em conseguir um emprego por lá, pode fazer a sua inscrição em alguma das palestras diretamente no site de imigração do Quebec. Confira abaixo as datas e as cidades que a assessora do Québec irá percorrer:

Cidades Datas das palestras Público alvo
Recife (PE) 2 de março profissionais das áreas prioritárias
Recife (PE) 3 de março profissionais de engenharia e de tecnologia da informação
João Pessoa (PB) 5 e 6 de março profissionais das áreas prioritárias
Natal (RN) 10 de março profissionais das áreas prioritárias
Campinas (SP) 16 de março profissionais das áreas prioritárias
São Paulo (SP) 17 e 18 de março profissionais das áreas prioritárias
São Paulo (SP) 19 de março profissionais de engenharia e de tecnologia da informação
Belo Horizonte (MG) 23 de março profissionais de administração, comércio e marketing
Belo Horizonte (MG) 24 de março profissionais das áreas prioritárias
Curitiba (PR) 25 de março profissionais das áreas prioritárias
Curitiba (PR) 26 de março profissionais de tecnologia da informação
Total
0
Shares
55 comentários
      1. Aqui no RS uns dos melhores cursos de engenharia civil do Brasil (avaliado pelo ENADE) excluído da lista, e um mar de interessados se “desinteressando” neste momento. Triste. E o Rio de janeiro? Desnecessário duas vezes o Recife. To louco pra sair desse buraco e morar no exterior, espero conseguir um dia. Abçs

  1. Apenas formados ?
    Não posso sair do Brasil e terminar minha formação por lá ?
    Nosso país está em recessão, taxa de desemprego em alta e os políticos chamam o MST para lutar contra o povo nas manifestações pelo impeachment, o Brasil vai se tornar um Caos… =/

  2. “Ótimo momento”?!!!! “Principalmente a província de Quebec”?!!! Em que planeta esse jornalista desinformado vive? O Quebec está em crise financeira e tem um plano de austeridade que está cortando verba de todos os ministérios. Existe uma crise na educação e na saúde pública hoje inimaginável. Em oito anos como imigrante aqui em Montreal, nunca vi tanta confusão na política daqui como hoje.
    Além do mais, boa sorte para os engenheiros para fazer parte da ordem aqui. Vai levar pelo menos 3 anos pra conseguir as equivalências e vai custar un 5mil dólares. E se você conseguir chegar lá, vai ter que passar esses três anos trabalhando no McDonald da esquina pra pagar o aluguel.

    1. É Stella, mesma coisa aqui em Vancouver… Sou engenheiro civil, com 13 anos de experiencia, estou por aqui ha 6 meses e é exatamente oq vc comentou, para conseguir espaco por aqui vc tem que trabalhar em Qq job para se manter e adquirir a chamada “experiencia canadense”… E nao é Tao simples como divulgam no site….. Boa sorte aos novos aventureiros!!!

  3. Pessoas,
    Quando você entra no site, já é disponibilizado um questionário que resulta se o seu perfil está apto ou não para o programa. È importante destacar que o mesmo alerta que o interessado deve ter uma RESERVA FINANCEIRA para SUPORTAR OS PRIMEIROS MESES. Trata-se de uma oportunidade????? Sei não ………

  4. O Québec tem uma das taxas de desemprego mais altas do Canadá. Entre os imigrantes, a taxa ainda é maior:11,3%
    Aqui: //montrealgazette.com/news/quebec/montreal-calls-on-quebec-for-more-powers-and-money-to-help-immigrants
    E aqui: //www.statcan.gc.ca/tables-tableaux/sum-som/l01/cst01/lfss01b-eng.htm

  5. Eduardo bom dia !
    O link apresentado para inscrição diretamente no site da imigração não funciona… ele redireciona e trava.
    Consigo fazer inscrição em outro “lugar” ?
    (quero fazer para a palestra de Campinas)
    Grato,
    Niemeyer Luiz Carmo

  6. “La personne qui fait la demande doit obligatoirement s’engager à subvenir, dès son arrivée au Québec, à ses besoins et à ceux de sa famille pendant les premiers mois de son établissement au Québec.”
    Isso não me parece uma boa oportunidade. Não há garantias e você deve custear do próprio bolso a viagem para o Québec e todo o sustento, seu e de sua família, durante os primeiros meses (não se sabe quantos).

  7. Ola..Obrigado pela iniciativa…Infelizmente não consigo abrir o link para a inscrição
    ISAIAS RIZZARDI / isaias3d@bol.com.br. Tenho nível superior em tecnólogo de projetos,Posgraduação em Gerenciamento de Projetos.. Me especializei em projetos que estão em baixa hoje Petroquimica e Quimica. Sou modelador 3D PDMS PLANT3D

  8. Bom, morei em Toronto durante 9 meses no final da minha graduação. O Canadá é sim um ótimo lugar para morar, com qualidade de vida dentre as mais altas do mundo. Vou falar o que eu vi e vivi por lá, e não algo baseando-me em notícias de jornais e TV. Primeiro de tudo, a MELHOR maneira de conseguir um emprego(digamos “mais decente”) na sua área por lá, é você já tendo um Empregador no Canadá, recebendo por exemplo uma oferta de emprego de transferência do local de trabalho; por exemplo, você trabalha em uma empresa aqui no Brasil na qual também oferece serviços e esta empresa abre uma vaga para o Canadá e você se transfere. Ai sim eu afirmo que a forma mais segura de não passar raiva e ser desiludido. Eu trabalhei no RBC(Royal Bank Company) como analista de segurança de redes de computadores, no centro financeiro de Toronto e conheci muito brasileiro com vida muito boa lá, mas é porque trabalhavam no escritório da Vale em Toronto na torre do RBC, aquele predio dourado na Union Subway Station. Ou seja, eles tiveram um empregador por lá, e por isso trabalham lá( gerentes, engenheiros, supervisores etc etc) na mesma área de formação que tiveram no Brasil, mas isso porque tiveram essa oportunidade aberta por um empregador que atual no território Canadense.
    Veja, quando você chegar no Canadá, você vai concorrer com Indianos, Chineses, Coreanos, Japoneses etc etc enfim, gente muito mais qualificada que você,(quando chegar lá notará isso em menos de 1 semana), que falam 2,3 idiomas, tem mestrado, mba, aceita condições de trabalho que talvez você não aceitaria etc etc! E tambem brasileiros, mas aqueles beeem qualificados, como os Nerds do ITA/IME, unicamp e outras universdades etc etc, pessoas realmente boas no que fazem, e não gente que viveu de miguué a faculdade intteira. O Governo primeiro tem que garantir emprego para os nativos(evidente!) aí, o que sobrar, será para as pessoas mais qualificadas. Afinal, é um país de primeiro mundo com educação valorizada e não uma zona igual é, e sempre foi o Brasil. As pessoas por exemplo, que tem um bom emprego no Brasil, mas pensa em ir embora do mesmo devido ao que se vê e lê sobre o Canadá na Internet tome cuidado, você pode estar trabalhando como Engenheiro aqui e lavador de calçadas de rua lá ou pedreiro. Pense muito bem no que você se sujeita e se realmente está apto a aceitar as ofertas que por ventura podem aparecer. Ai depois de uns meses por lá, você se pergunta: -Poxa, sou engenheiro e estou aqui há 1 ano trabalhando limpando chão, do que valeu a minha formação? Por que ralei 5 anos na faculdade? Lá no Brasil era uma merda, mas eu trabalhava em frente ao computador e no ar condicionado! Isso acontece muuuiitooo!!
    Agora veja bem, como já falaram aí nos comentários abaixo, você provavelmente terá que trabalhar limpando chão, Mc Donalds, lavador, ou nas construções pesadas, pois é onde se encontra emprego mais facilmente até conseguir a experência Canadense. E outra, você precisará do SIN(social insurance number), sem ele, JAMAIS vai conseguir um emprego decente( o meu durou 1 ano).
    Segue algumas sugestões que ao meu ver diminuirá o “GAP” de realidade entre a sua aqui no Brasil e a sua no Canadá e talvez seja as mais garantidas de se dar melhor por lá:
    1 – Ter já um empregador Garantido 2 – Conseguir alguma bolsa de pesquisa de mestrado, doutorado em universidade Canadense 3 – Ter algum parente ou amigo próximo que te ajudará na colocação no mercado de trabalho Canadense 4 – Ser rico e ter dinheiro para se manter enquanto faz as equivalências, lhe dando atestado que poderá atuar como engenheiro no Canadá e sem garantia de emprego no futuro. 5 – Ter seu próprio negócio, seja manicure, pedicure, massagista, cortar grama, pintor, mecanico etc etc 6 – Ir na cara e na coragem, mas esta muito seguro de que aguentará as pontas.
    Evidente que cada caso é um caso, mas tenho certeza que a maioria esmagadora é exatamente como contei. Mas o bom do Canadá é que você conhecerá gente do mundo todo(querendo a mesma coisa que você, melhorar de vida), fará muitos amigos, comerá muuito poutine, e terá acesso a melhores serviços públicos, vestuário, eletrônicos mesmo trabalhando como garçon por exemplo.
    Para finalizar, se é um sonho que você tem, PLANEJE, busque, pesquise e boa Sorte!!
    obs: Se voltarei para o Canadá, ma é Claro oeee…. assim que eu terminar meu Mestrado, também trabalho em uma multinacional aqui no Brasil homologando e implantando 3G e 4G.
    sds,
    Alexandre

    1. É através de gente assim e de comentários sinceros como este que vale a pena se informar. Estou farta de gente que vive fora (come o pão que o Obama amassou) e vem pra cá arrotando riqueza. Isso ilude as pessoas e muita gente acaba sofrendo. Obrigada, Alexandre e boa sorte. 😉

    2. Ola Alexandre, bem bacana o teu post. Trabalhei como Engenheiro no Brasil por 9 anos e estou morando aqui no EUA ha 1 e trabalhando como programador de software para POS, e estou curtindo muito. Porem, o sonho eh o Canada. Estarei retornando ao Brasil no mes de Setembro, e de la irei tentar entrar no programa Express Entry. Realmente gostei muito do teu post e o mesmo acontece aqui no EUA, muita gente vem iludida e acaba tendo q fzr esses servicos q vc comentou. Grande abraco!

  9. É através de gente assim e de comentários sinceros como este que vale a pena se informar. Estou farta de gente que vive fora (come o pão que o Obama amassou) e vem pra cá arrotando riqueza. Isso ilude as pessoas e muita gente acaba sofrendo. Obrigada, Alexandre e boa sorte. 😉

  10. Ola Alexandre, bem bacana o teu post. Trabalhei como Engenheiro no Brasil por 9 anos e estou morando aqui no EUA ha 1 e trabalhando como programador de software para POS, e estou curtindo muito. Porem, o sonho eh o Canada. Estarei retornando ao Brasil no mes de Setembro, e de la irei tentar entrar no programa Express Entry. Realmente gostei muito do teu post e o mesmo acontece aqui no EUA, muita gente vem iludida e acaba tendo q fzr esses servicos q vc comentou. Grande abraco!

  11. ola Eduardo tenho uma empreiteira de construção civil ha mais de 20 anos, domino qualquer tipo de projeto,tenho planos de morar no canada, seria muito bom estar nesta reunião em curitiba pode me da o endereço, amo o que faço e se for num pais mais justo melhor ainda.

  12. ola Eduardo tenho uma empreiteira de construção civil ha mais de 20 anos, domino qualquer tipo de projeto,tenho planos de morar no canada, seria muito bom estar nesta reunião em curitiba pode me da o endereço, amo o que faço e se for num pais mais justo melhor ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese