Categorias

Carro sem motorista, produzido pela Volvo pode chegar às estradas já em 2014

Conforme já comentado aqui no blog anteriormente, a Volvo, uma das marcas mais seguras do mundo já teria desenvolvido ‘piloto automático’ para carros em engarrafamento, e agora ela afirma o lançamento do primeiro modelo de carro sem condutor, e prevê seu lançamento para 2014. Conforme o Engadget diz, o veículo pode atingir até 50km/h, nessa primeira fase.

A marca acredita que com isso, ela estaria contribuindo na redução de acidentes principalmente nas estradas, a qual o maior culpado é sempre a falta de atenção do condutor.  Eles ainda afirmam que os veículos autônomos e sem condutores são o futuro da mobilidade, e eles querem ser os primeiros a comercializarem equipamentos viáveis e seguros para as estradas e passageiros. Seria uma espécie de “comboio” com quatro rodas.

O mais interessante é que a principal tecnologia destes veículos baseia-se na internet sem fios (vulgo Wi-fi), que permite a cada carro saber exactamente onde está na estrada, desviar-se dos obstáculos e comunicar com outros veículos.

Ainda acho que, mesmo a fase inicial do projeto se concretizando em 2014, esses carros demorariam um pouco mais para chegar ao mercado (internacional, pois no Brasil nem se fala, né?). E pode ser também uma grande jogada da Volvo para incentivar mais ainda que as pessoas comprem carros de sua marca, mesmo estes que são comercializados hoje, ainda não disponibilizando da tecnologia.

E você, o que acha?

Confira algumas fotos bacanas que encontramos lá no Greensavers

Volvo S40, V60, e XC60

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Postagens Relacionadas