Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) pesquisam o desenvolvimento de um novo tipo de bateria que utiliza uma célula líquida para armazenar e fornecer energia.
A pesquisa é direcionada principalmente para automóveis elétricos, para que sejam solucionados problemas de baixa autonomia e grande tempo para recarga.
A ideia é efetuar a recarga substituindo o líquido na bateria (chamado de Cambridge Crude). Desta forma, o novo eletrólito já estaria carregado e o processo de recarga de uma bateria seria semelhante ao abastecimento de combustível em um carro com motor a combustão.
O líquido drenado pode ser recarregado e reutilizado para abastecer a bateria de outro veículo, solução chamada de eco-friendly, o que faz do projeto ser uma solução interessante para o problema, uma vez que, além de oferecer mais praticidade aos carros elétricos, não gera dejetos.
Os pesquisadores do MIT estimam que um protótipo operacional esteja em pleno funcionamento para testes em 2013, quando estarão disponíveis carro, bateria, bombas de abastecimento de descarga e estruturas de armazenamento do líquido.
Foto 1 – Protótipo de um posto de recarga
Foto 2 – O líquido preto no recipiente é a célula líquida Cambridge Crude.
Via: Blog da Mauá
Bateria com célula líquida de energia para veículos elétricos
Postagens Relacionadas
Faturamento de empresas criadas dentro da Unicamp superam R$1bi
Pra quem não sabe, a Unicamp possui uma Agência de Inovação própria chamada de INOVA, e recentemente foi feito…
30 de outubro de 2014
Introdução às Estruturas Pré-Moldadas de Concreto
Pra quem não sabe, o meu TCC tem como tema base as estruturas pré-moldadas (por escolha própria, é…
7 de setembro de 2014
Conscientização para Sociedade Resiliente
Olá leitor, você já reparou que os grandes centros urbanos, as cidades, estão ficando cada vez maiores? Mais…
12 de julho de 2022
7 dicas infalíveis para se preparar para uma entrevista de emprego
O começo de ano é sempre uma ótima oportunidade para elaborar grandes mudanças – sobretudo na área profissional.…
27 de janeiro de 2020