O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Como estudar matemática?

Estudar Cálculo, Matemática, Física, ou qualquer outra disciplina do ciclo básico não costuma ser uma tarefa muito fácil, e todo quase todo mundo passa por dificuldades. Listamos abaixo algumas dicas bem úteis, as quais servem também para outras áreas de conhecimento, confira:

como-estudar-matematica

+ Dicas Gerais:

  1. Faça você mesmo os exercícios, nunca peça a outra pessoa para fazê-los, apenas peça explicações.
  2. Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura. Se for possível, destaque os dados mais importantes.
  3. Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado.
  4. Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados.
  5. Confira sempre as anotações.
  6. Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia.
  7. Confira se está tudo de acordo como enunciado e se há questões sem fazer.

Confira também a nossa tabela de Integrais, Derivadas e Identidades Trigonométricas

+ Como estudar Matemática durante as aulas:

  1. .Participe das aulas, perguntando quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.
  2. Dê bastante atenção as explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil.
  3. Participe falando sua forma de resolução, sempre que ela for diferente da apresentada por outros colegas.
  4. Corrija todo o dever com muita atenção, não deixe de marcar certo ou errado e faça sempre a correção necessária. Nunca copie do quadro exercícios prontos, sem tê-los entendido primeiro.

+ Como estudar Matemática em casa:

  1. Faça os deveres com atenção e sempre que tiver dúvida, consulte a matéria.
  2. Estude refazendo os exercícios dados em aula.
  3. Se errar procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança.
  4. Exercite e aprimore as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado.
  5. Reveja diariamente toda a matéria dada, principalmente os exercícios que você teve maior dificuldade.
Total
0
Shares
46 comentários
    1. pior que sozinho eu não consigo estudar, tem que ter alguem que saiba, me ajudando!! :/ pra ver onde eu erro, e responder os meus "porques" de cada coisa

    2. Você só vai dominar a matemática, quando aprender a estudar pelo menos uma parte dela sozinho, porque aí significa que você construiu os alicerces do conhecimento dessa matéria. Tenta fazer o que as dicas dizem, lê o enunciado trocentas vezes, tenta fazer, consulta a matéria, lê o enunciado de novo, e por aí vai. Já me aconteceu várias vezes de eu ficar travado num exercício, e deixar ele de lado, e alguns minutos, às vezes horas, e por vezes até dias, eu relembrar ele do nada, e a solução surgir num passe de mágica. Tira esse pensamento de que você não consegue sozinho (a), porque esse pensamento se torna uma barreira que te trava. Falo isso por experiência própria, porque até o 2º ano do médio, eu coloquei na cabeça que não conseguia aprender física… eu me formei em elétrica, técnico em eletrônica, e vou fazer engenharia elétrica. Mas só aconteceu depois que parei de pensar que eu era incapaz.

    1. Emerson, procura o canal do LCMAquino. Tem o assunto completo de G.A. e a didática dele é muito boa! E pode complementar o aprendizado com o livro do Winterle. Estudei assim quando pagava G.A. e posso dizer que aprendi muitíssimo bem a disciplina.

  1. Como professor de Matemática, confirmo que são dicas altamente importantes e que se aplicadas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
    Se me permite, gostaria de adicionar mais 2 dicas.
    Para estudantes de Cálculo Diferencial e Integral (comum nos cursos de engenharia), tenha sempre em mãos um calculadora científica e instalado no pc, notebook ou smartphone, um software matemático para ajudar com os exercícios. O aplicativo não fará os exercícios por você, ele será o seu professor em casa. Após realizar seus cálculos manualmente, utilize o programa para ver se a sua resposta está correta.
    Há aplicativos no Chrome Web Store, Apple Store, Google Play e vários sites para auxiliar estudantes universitários ou de nível fundamental e médio.
    A segunda dica é: monte um grupo de estudos. Montar grupos de estudos é uma forma prazerosa de estudar com os colegas e amigos da mesma classe, onde uns ajudam os outros naquilo que sentem maior dificuldade. As reuniões podem ser programadas de acordo um cronograma pré-estabelecido, que pode ser usado para melhor distribuição do tempo. O número de estudantes para os grupos de estudos variam de 3 a 7 pessoas. O local deve ser escolhido seguindo alguns critérios. Esses critérios deve-se levar em conta, principalmente, o nível de barulho e o espaço adequado para isso.
    Um abraço e bons estudos.

      1. Olá, Paulo!
        Se você nunca estudou Cálculo, terá um “susto” no início, pois são teorias nunca vistas antes no Ensino Médio (exceto derivadas). Mas o seu sucesso só depende de você. Se dedique ao máximo, mesmo quando estiver desanimado. E procure logo montar um grupo de estudos.
        Dominar todos os tipos de Funções (é claro todos os conteúdos matemáticos também) é um pré-requisito muito importante.
        Te desejo muito sucesso!
        Abraço!

  2. Obrigado Eduardo pelas ótimas dicas. Concordo com a importância de interpretar bem o enunciado dos exercícios. Um outro artigo interessante sobre como estudar matemática está em
    //matematicazup.com.br/como-aprender-matematica/
    vale a pena conferir.

    1. Simplesmente comece pelo básico no início vc vai ver só o básico em cálculo um tipo funções 1 e 2 grau, bhaskara, função exponencial, gráficos.. Vc tendo essa base depois eh só apartir disso caso precise tirar alguma dúvida Tbm estou fazendo eng mecânica pode me mandar email miih.mineirinha@gmail.com

    1. eu faço engenharia civil e já estou na metade do curso. mas não consigo estudar sozinho. Mas essas dicas vão mim ajudar bastante no decorrer do meu curso. obrigado

  3. Adoro o Blog, mas nunca entendi o porquê de nunca me terem respondido a um e-mail que enviei perguntando sobre a Engenharia Biomédica no Brasil… Alguém que possua links/contatos/informações úteis, poderia colocar aqui? Cumprimentos

  4. Ao se deparar com um exercício complexo, busque os modelos mais simples e vá aumentando sua complexidade, assim evoluirá o raciocínio junto com o exercício.
    A materia baseia-se em conceitos de engenharia reversa, se notarmos bem podemos ver que essa realmente é a melhor maneira de estudar e aprender. Voltar e buscar a origem e o início de tudo, dos cálculos.

  5. muito bom esse blog…parabéns…eu também vou começar a estudar engenharia elétrica…tenho um pouco de receio devido ao tempo que parei de estudar …mais estou determinando , sei que nao vai ser fácil…mais pesso a ajuda de vocês com dicas …meu imal é…..rodrigopavis@hotmail.com
    por favor mandem dicas ficarei eternamente grato …abç a todos…

  6. Olá no 2° semestre pretendo cursar Engenharia Mecânica e gostaria de saber uma lista de matemática e física de matérias que devem estar bem fixadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese