Categorias

Em breve carros terão “condução autônoma”

Se tem algo que eu sempre sonhei (além dos carros voadores), foi em ver o piloto automático ser verdadeiramente AUTOMÁTICO e AUTÔNOMO, onde você pudesse ligar o carro, introduzir o endereço no GPS e depois então tirar um belo cochilo, rs.
700x466xvolvo-imas-700x466.jpg.pagespeed.ic.6p1N4XVEd7
Pois bem, a Volvo e o Bureau de Transportes da Suécia estão trabalhando em um sistema que é, basicamente, a implantação de imãs no piso das estradas do país, com o objetivo de aumentar a capacidade de rastreamento de um veículo em qualquer condição climática. Com o advindo da condução autônoma, esses pequenos dispositivos ajudarão na orientação do usuário juntamente com o GPS e os demais sensores presentes no veículo.
Os imãs estão sendo instalados 20 cm abaixo do piso da estrada, proporcionando um erro de medição de somente 10 cm. Eles funcionam mesmo se tiver lama ou neve na pista, podendo servir como “pequenos faróis” para um veículo autônomo. Segundo os envolvidos, os testes estão sendo muito promissores.
A Volvo é uma marca que eu sempre admirei, e é uma das empresas que mais investem em tecnologias de segurança e condução autônoma do mundo. Muito provavelmente a estrada “imantada” deverá ser integrada, no futuro, ao programa Sartre e às tecnologias de cruzeiro adaptativo desenvolvidas atualmente.
Mas uma coisa eu tenho certeza, o Brasil deverá ser o último país no mundo a receber a tecnologia (hahaha)
Vi a matéria original lá no NA
 

Postagens Relacionadas