BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Estudar um dia antes da prova adianta?

Faz um tempo já que estou para escrever algo relacionado a esse tema, porém essa semana mais uma vez vivi na pele esse dilema e consegui inspiração para produzir!

face-keyboard-sleepEstudar em cima da hora, é, isso realmente é algo que eu tento me corrigir desde o começo do meu curso, porém devido a outras tarefas que eu tenho diariamente fica praticamente impossível tirar “aquela horinha” pra estudar todo dia, e isso acaba prejudicando um pouco a minhas notas, pois obviamente não vou conseguir assimilar a matéria toda em algumas horas de estudos. Confesso que nessas épocas intensas de prova quase nem durmo, e diversas vezes passei a noite em claro (na base de bebidas energéticas, obviamente) e fui direto fazer prova. Mas será que isso realmente adianta ou acaba nos prejudicando? Bom, creio que a nossa saúde vai pro espaço a partir do momento em que temos só 1 ou 2 horas de sono diariamente, o corpo precisa descansar e recompor as energias, mas na hora do desespero, nós corremos contra o tempo para tentarmos assimilar o maior número possível de itens da matéria.

Em um dos meus semestres eu consegui estudar quase todos os dias e confesso que o meu desempenho foi fantástico, notas acima da média e é claro, o prazer de entrar de férias bem mais cedo. Mas infelizmente não consegui manter o pique, e inclusive, no momento em que escrevo essa matéria eu deveria estar estudando para uma prova (a qual ocorrerá dentro de algumas horas), mas após passar a semana inteira estudando, dormindo (aliás, dormir? faz tempo que não sei o que é dormir…) chegou a hora em que já não assimilo mais as fórmulas, aliás, entendo tão bem que chego a confundir fórmulas de disciplinas totalmente distintas…

Meu conselho? Não deixe para estudar em cima da hora (sim, conselho de professor, mãe… e que funciona!), tente se preparar antecipadamente estudando no mínimo 40 minutos diariamente, porque quando chegar na véspera da prova é só dar aquela revisada básica e você estará 100% (ou quase isso) para fazê-la.

E você, deixa para estudar em cima da hora ou se programa e estuda um pouco por dia? Se identificou? Comente!

Total
0
Shares
36 comentários
  1. Também passo por isso. Terça-feira acabou mais um período para mim, sendo que as duas últimas semanas foram prova em cima de prova. Confesso que fui bastante relapso e deixei para estudar somente nas vésperas de provas, prejudicando e muito minhas notas e meu sono. Passei uma semana sem dormir, dando apenas pequenos cochilos para me manter vivo. ^^ Bem, após provas, reposições e três provas finais, termino mais um período sem nenhuma reprovação, mas com o sentimento de que meu desempenho poderia ter sido beeeeeeem melhor. Boa sorte, Eduardo. =) (Vou perdoar o "encima" porque você deve estar com muito sono e estressado com as provas rsrs)

    1. É, tenho uma técnica muito boa, assim que chego da faculdade, eu estudo a matéria que foi dada no dia pelo menos por 1 hr, isso ajuda muito!

      1. nossa tenho uma prova amanhã de estrutura de dados, to estudando todos os dias ja faz 5 dias, sempre faço o possivel para estudar pelo menos 4 dias antes que é para não haver “problems”, estudar em cima da hora é complicado ainda mais para estrutura, #ciência da computação me destruindo.

  2. Estudo todo dia no máximo uns 30 minutos. Dou basicamente aquela conferida e memorizada nos principais tópicos. Quando a avaliação está próxima, estudo tudo de novo na véspera, assim lembro de todo o conteúdo mais rapidamente e sem trabalho =)

  3. Será que é coincidência? Mas já ái desligar o pc quando vi essa publicação, ía desligar pq tava estudando pra uma prova de amanhã de mecânica e outras no decorrer da semana e morrendo de sono, agora isso era um sono daqueles. Mas vi que era interessante ver a postagem. Realmente final de período é uma loucura, vc passa noites sem dormir para não ficar reprovado nas disciplinas, e quando vc olha lá pra trás fica se cobrando que poderia ter estudado mais pra não ficar nessa pressão. Mas enfim, fiz um baita café gostoso pra ver se vai até umas 2 da manhã por hj. kkkAbraço e bons estudos a todos

  4. Gostei, muito acho que todos os estudantes de engenharia, assim como os de outros curso passam por isso, o certo e mesmo fazer tudo antecipado, não normalte estudo de véspera. e o bicho sempre pega, quando faça tudo antecipado a coisa e diferente! 😀

    1. Nos primeiros periodos eu estudava até as 4hs da manha, tirava um cochilo e ia fazer a prova as 7hs. O tempo de Passou e raramente passava de meia noite kkkk Ai passei acordar as 5hs pra revisar antes da prova rs. Mas sempre deixando pra estudar na véspera hehe

  5. Estou no primeiro semestre e estou percebendo o quanto o meu ensino médio foi fraco. (não sei se por culpa da escola publica que passa os alunos empurrados ou por meu pouco interesse na época) Por isso eu estudo todos os dia como se a prova fosse em algumas horas. mesmo assim é muito difícil assimilar todas as formulas. Vou na Fé em Deus.

  6. meu…sou estudante de engenharia da produção, sou formado em gestão industrial…ja passei por uma faculdade estou na segunda, nunca vi ninguém ser aplicado nos estudos, isso é uma tremenda de uma cagada…claro que me incluo nisto…trabalhar e estudar é quase um inferno…mas quem quer vencer na vida tem que pagar um preço muito alto…ai estamos nós futuros engenheiros…mas vamos lá…as provas estão esperando….

  7. Me identifiquei bastante… porque estou me ferrando no semestre ao deixar para estudar na últma hora… vou parar com isso e estudar bem antes!

  8. Faltou ai aqueles caras que não estudam nem antes e nem na ultima hora. aqueles que colam ! KKKKKK’
    Infelizmente já passei por isso algumas vezes.

  9. Cheguei no 5° ano de Engenharia e sei bem o que é isso. Sempre me programei muito antes pras provas e hoje estou no 9º período/semestre sem nenhuma reprovação. PORÉM esse semestre por conta de outros assuntos (TCC, querer passar mais tempo com os amigos, mulheres talvez) eu dei um descuido e estou correndo riscos de uma primeira reprovação no curso. Não me arrependo do que fiz, ma se querem um conselho, estudem antes e se programem para ter tempo pra estudar e pra diversão, os estudos rendem mais. A boa notícia é que eu me formo no fim do ano e essas matérias são oferecidas semestre que vêm caso eu precise cursá-las de novo. Sorte a todos.

  10. Faço isso todo semestre praticamente KKK
    até agora tem funcionado mais ou menos, nao peguei nenhuma dependência, mas fui sempre na média

    1. Todo começo de semestre eu falo isso a mim mesma! Semestre que vem vou estudar todos os dias, rever o conteúdo quando chegar em casa! Mas… infelizmente nunca consigo. Só para constar estou agora nesse momento estudando para 3 provas finais que não estudei nem para a primeira e nem para a segunda e agora na Terceira e última tenho que tirar uma nota boa para recuperar das outras! Como conseguir revisar o conteúdo no mesmo dia? No ônibus indo para a casa? No intervalo de almoço? Não dormir a noite? É complicado!

  11. Tenho a péssima mania de estudar em cima da bucha já. Isso me prejudicou muuuito, mas já estou me planejando para manter a disciplina.

  12. Eduardo, isso é muito complicado mesmo. Não tenho muito tempo par estudar durante o dia, procuro fazerum resumo da semana no final de semana. Sei que não é o ideal, mais é o que consigo fazer….e as vezes, durmo tarde para rever algo que tive mais dificuldade.

  13. Realmente nao conseguimos assimilar a materia estudando em cima da hora, eu me identifiquei bastante pelo fato de nao sobrar aquela horinha durante a semana, nao da certo msm fica a dica

  14. Ótima matéria. Meus parabéns. Comigo também é a mesma coisa : quando consigo estudar todos os dias, tiro ótimas notas. Mas essa rotina de trabalhar e estudar não é fácil, e estudar em cima da hora com certeza prejudica nosso desempenho, pois é muito difícil assimilar todo o conteúdo.

  15. Olhá, eu sempre deixo para estudar em cima da hora, e percebo que isso me prejudica, pois as vezes acabando surgindo duvidas que não dá mais tempo de tira-las.
    Ótima matéria…

  16. Bem, eu na maioria das vezes deixava para estudar em cima da hora, tipo, uma semana antes ou quase isso e nunca me dava bem, certa vez estudei um dia antes da prova, mas estudei intensamente o dia inteiro, e na hora da prova esqueci praticamente tudo! Então resolvi mudar isso e estudar pelo menos 2 meses antes da prova e um dia antes ou dois buscar uma forma de lazer como por exemplo ir ao cinema ou dar um passeio, percebi que na prova eu lembrava de quase tudo e fazia com facilidade, logo minhas notas deram um salto! E constatei que estudar em cima da hora não adianta de nada, pois você não da um descanso a sua mente e isso não permite que ela absorva as informações com eficácia.

  17. Gostaria que fosse assim comigo tb,porém este semestre estudei 8 horas por dia, todo dia desde o início do semestre, pra no final passar com sub e ainda em cima da média.Gostaria que as coisas fossem um pouco mais fáceis pra min

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!