Categorias

Estudar um dia antes da prova adianta?

Faz um tempo já que estou para escrever algo relacionado a esse tema, porém essa semana mais uma vez vivi na pele esse dilema e consegui inspiração para produzir!

face-keyboard-sleepEstudar em cima da hora, é, isso realmente é algo que eu tento me corrigir desde o começo do meu curso, porém devido a outras tarefas que eu tenho diariamente fica praticamente impossível tirar “aquela horinha” pra estudar todo dia, e isso acaba prejudicando um pouco a minhas notas, pois obviamente não vou conseguir assimilar a matéria toda em algumas horas de estudos. Confesso que nessas épocas intensas de prova quase nem durmo, e diversas vezes passei a noite em claro (na base de bebidas energéticas, obviamente) e fui direto fazer prova. Mas será que isso realmente adianta ou acaba nos prejudicando? Bom, creio que a nossa saúde vai pro espaço a partir do momento em que temos só 1 ou 2 horas de sono diariamente, o corpo precisa descansar e recompor as energias, mas na hora do desespero, nós corremos contra o tempo para tentarmos assimilar o maior número possível de itens da matéria.

Em um dos meus semestres eu consegui estudar quase todos os dias e confesso que o meu desempenho foi fantástico, notas acima da média e é claro, o prazer de entrar de férias bem mais cedo. Mas infelizmente não consegui manter o pique, e inclusive, no momento em que escrevo essa matéria eu deveria estar estudando para uma prova (a qual ocorrerá dentro de algumas horas), mas após passar a semana inteira estudando, dormindo (aliás, dormir? faz tempo que não sei o que é dormir…) chegou a hora em que já não assimilo mais as fórmulas, aliás, entendo tão bem que chego a confundir fórmulas de disciplinas totalmente distintas…

Meu conselho? Não deixe para estudar em cima da hora (sim, conselho de professor, mãe… e que funciona!), tente se preparar antecipadamente estudando no mínimo 40 minutos diariamente, porque quando chegar na véspera da prova é só dar aquela revisada básica e você estará 100% (ou quase isso) para fazê-la.

E você, deixa para estudar em cima da hora ou se programa e estuda um pouco por dia? Se identificou? Comente!

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

O alto índice de demissões por falta das Soft Skills: qual a habilidade comportamental mais requisitada pelas empresas?

Sabemos que o significado literal de Soft Skill é habilidades comportamentais, ou seja,   a capacidade interpessoais dos profissionais.…