A SEP informou que também estão em análise final, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), autorizações para terminais privados no Espírito Santo (Aracruz), Pará (Barbacena, Itaituba e Juriti), Amazonas (três terminais em Manaus), Bahia (dois em Ilhéus) e Rondônia (Porto Velho). A estimativa é que os 15 empreendimentos gerem investimentos aproximados de R$ 6,4 bilhões.
Segundo a SEP, de agora em diante, o fluxo de concessão de terminais será contínuo, a partir da manifestação do interesse privado e da disponibilidade de área. A nova legislação estabeleceu que os interessados em obter a autorização para instalação portuária fora da área do porto organizado podem apresentar requerimento à Antaq a qualquer momento.
A estimativa do governo federal, considerando os atuais 59 empreendimentos em processo de autorização, é que exista um potencial de investimento do setor privado da ordem de R$ 11,4 bilhões.
Via.
Governo autoriza concessão de cinco portos privados no país
Postagens Relacionadas
Retrospectiva 2014: confira a lista dos artigos mais lidos no Blog da Engenharia neste ano
Todos os anos selecionamos os 10 artigos mais lidos aqui no Blog da Engenharia, além de listarmos também…
Storytelling para vender seu peixe
Você já ouviu falar em Storytelling? A primeira vez que ouvi essa expressão foi em 2014 quando me…
Subdivisões (da “Doença”) do Curso [Humor na Engenharia #05]
Essa doença área é dividida em várias outras sub-áreas por seu nível de insanidade campo de atuação (alias, mais campos do que…
Concreto e outros produtos que se autoconsertam são aposta da ciência
O concreto é o material de construção mais usado no mundo, mas a ação da água e de…