Cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory que estão tentando produzir energia a partir da fusão nuclear, informaram que deram um grande passo em sua pequisa, que visa aproveitar o processo usado originalmente em bombas de hidrogênio para produzir energia limpa e abundante.
Eles conseguiram criar um tipo de fusão bombardeando isótopos de hidrogênio (deutério e trítio) com feixes de 192 poderosos lasers, para comprimi-los a assim fundi-los em nível atômico. Isso gerou uma grande quantidade de calor e, com outras reações nucleares, geraram mais energia do que o combustível possuía originalmente.
A fusão nuclear é o processo que ocorre nas estrelas em todo o Universo, produzindo sua luz e calor. A construção de um gerador movido a fusão nuclear ainda está longe de acontecer, mas esta pesquisa mostra um grande progresso.
Um método prático de geração de energia a partir da fusão nuclear é um grande sonho dos físicos. No século XX, a fusão nuclear foi usada para criar a bomba mais poderosa já construída pela humanidade: a bomba de hidrogênio, que, felizmente, nunca foi lançada em um conflito. O grande avanço neste processo é que a fusão nuclear não produz a radiação perigosa que a fissão nuclear (a qual o combustível é urânio enriquecido e plutônio) produz.
Fonte: Voice of America.
Cientistas alegam avanço na pesquisa de fusão nuclear controlada
17 de fevereiro de 2014
Postagens Relacionadas
Como ler, executar e evidenciar a Norma Regulamentadora nº 18
Hoje, neste artigo iremos explicar a norma NR 18, que já atualizada pela Portaria SEPRT n.º 3.733, de…
14 de setembro de 2020
Sistema de bandeiras tarifárias: Entenda como funciona
O sistema de bandeiras tarifárias surgiu para informar os consumidores o custo da compra de energia pelas distribuidoras,…
13 de janeiro de 2021
5 Livros que todo Engenheiro de Produção precisa ler.
A qualificação do Engenheiro de Produção, vai muito além da faculdade. Está nos livros que você lê, e…
22 de julho de 2020
Futuro ou realidade? conheça as inovações no universo da energia renovável- Parte 1
Com o avanço da tecnologia, surgem inovações e tendências em diversos setores, inclusive no âmbito da energia renovável.…
5 de outubro de 2021