Categorias

LENGA: engenharia empreendedora

LENGA é uma liga estudantil  de base virtual, fundada em dezembro de 2013, que visa aumentar o comportamento empreendedor entre os estudantes de engenharia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Minas Gerais.

Ela faz parte do Programa de Incubação de Ligas da Fundação Estudar, uma reconhecida organização criada por J. P. Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira em seu sonho de ver pessoas boas agindo grande e fazendo grandes coisas. Por este princípio, a LENGA vem  sendo pioneira no Brasil como uma liga de empreendedorismo especialmente focada em estudantes de engenharia, utilizando uma linguagem apropriada e orientada para a realidade do engenheiro. Ela lida com o conceito de “Engineering Entrepreneurship”, ainda novo no país, e difundido nos Estados Unidos por meio do movimento Big Beacon.

O nome “LENGA” é um acrônimo para “League of Engineering Accretion”. Claro, surgiu também a partir da constatação de que o Empreendedorismo tem sido o maior “lenga-lenga” das discussões sobre a formação de engenheiros nas últimas décadas. Felizmente!

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) promete ser, nesta e na próxima década, uma das maiores escolas de engenharia do Brasil, em termos de quantidade de alunos e diversidade. Classificada entre os principais instituições de ensino superior do Brasil, UFSJ oferece 10 cursos de graduação em engenharia, e para 2014 a expectativa é de que esse número vai subir para 14. Apesar disso, muitos alunos se queixam porque têm poucas aulas práticas e poucos incentivos de faculdade.

Percebe-se ao longo dos anos que existem vários aspectos que necessitam de melhorias a fim de proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes de engenharia, e é por isso que Empreendedorismo está sendo continuamente introduzido nas escolas de engenharia ao redor do mundo como parte do currículo (mas ainda assim de forma pouco atualizada e contextualizada). Além disso, projetos universitários oferecem uma melhor visão sobre as possibilidades profissionais, e é comum que os estudantes se inscrevam neles pensando como eles poderiam fazer sentido com tudo o que eles aprendem na faculdade, mas é natural encontrar algumas dificuldades.

 

A missão da LENGA é melhorar o ensino de engenharia através do empreendedorismo (inicialmente na UFSJ, e depois espalhando para outros lugares), fornecendo ferramentas inovadoras e disruptivas aos alunos (Storytelling, Project Based Learning, Design Thinking, filosofia do Lean Startup), de modo a ampliar a percepção das oportunidades de carreira.

 
CONTATO:
Facebook
Grupo aberto no LinkedIn (participe!)
Site (em construção)
Twitter

Postagens Relacionadas